Publicação da Epagri marca comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na próxima quarta-feira, 05 de junho, a Epagri lança uma publicação em que apresenta os conceitos e os princípios dos Sistemas Agroflorestais de Produção (SAFs).
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Esses sistemas são indicados para pequenas propriedades rurais como forma de preservar o meio ambiente ao mesmo tempo em que geram renda, pois unem, em uma mesma área, espécies agrícolas e florestais e a criação de animais. A obra é de livre download e pode ser acessada aqui.
Intitulada Sistemas agroflorestais de produção: conceitos, princípios e aplicações em Santa Catarina, a publicação tem como autores pesquisadores e extensionistas da Epagri e da UFSC e traz os resultados de pesquisas relacionadas à caracterização dos sistemas agroflorestais tradicionais de Santa Catarina, financiadas pela Fapesc.
Como exemplos de SAFs encontrados em SC, a publicação menciona os sistemas silvibananeiros, em que a bananeira é cultivada sob a sombra de espécies arbóreas nativas e demais frutíferas, presente no Litoral e Vale do Itajaí; sistemas silvipastoris ou caívas, que envolvem, simultaneamente, árvores nativas ( araucária, imbuia, erva-mate e outras) e um componente animal alimentado com pastagens; e a erva-mate sombreada, comum no Planalto Norte, em que os ervais são sombreados pela floresta nativa.
A obra é destinada a técnicos que atuam na pesquisa agropecuária e na extensão rural com o objetivo de promover a diversificação da paisagem produtiva de Santa Catarina e a agricultura de baixa emissão de carbono. Segundo um dos organizadores, pesquisador da Epagri/Ciram Fábio Zambonim, a publicação também auxilia os técnicos a orientar os agricultores familiares na regularização ambiental de Áreas de Preservação Permanente (APP).