Mapa do Trabalho Industrial mostra que logística, construção, manutenção e metalmecânica serão as áreas com maior demanda por novos profissionais
Para atender a demanda da indústria de Santa Catarina nos próximos três anos, será necessário qualificar 953,4 mil trabalhadores entre 2025 e 2027, indica o Mapa do Trabalho Industrial divulgado na última segunda-feira, 21 de outubro, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O estudo mostra que o estado precisará de 151,1 mil profissionais com uma nova formação para atender o ritmo de criação de empregos e a reposição de pessoas que deixarão o mercado de trabalho formal.
As projeções também mostram que 802,3 mil trabalhadores precisarão de treinamento e desenvolvimento para atualizarem as competências nas funções que já desempenham na indústria e que também são demandadas por outros setores.
A qualificação envolve o desenvolvimento de competências técnicas (domínio de máquinas, equipamentos e softwares), comportamentais (pensamento crítico, inteligência emocional, criatividade e inovação) e ações de saúde e segurança no trabalho.
Fabrízio Pereira, diretor do Senai/SC, diz que o Mapa mostra a importância da qualificação contínua.