Estado catarinense conquistou pela sétima vez seguida a primeira colocação
Além da primeira colocação no pilar Segurança Pública, Santa Catarina também lidera o pilar Capital Humano - Foto: Divulgação Os dados constantes no Ranking de Competitividade entre os Estados, divulgado na última quarta-feira, 27 de agosto, pelo Centro de Liderança Pública (CLP), não só evidenciam a excelência do Sistema de Segurança Pública de Santa Catarina, como consolidam sua posição de Estado mais seguro do País.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Na edição 2025 da publicação nacional, além de garantir mais uma vez a segunda colocação geral, pelo 9º ano consecutivo, o estado catarinense conquistou pela sétima vez seguida a primeira colocação no pilar Segurança Pública.
Para o governador Jorginho Mello, o resultado reafirma a posição de protagonismo de Santa Catarina no cenário nacional e é reflexo direto da união de esforços e do compromisso de todos os catarinenses.
De acordo com o CLP, a Segurança Pública representa uma das maiores preocupações da população e é a área do serviço público que melhor expressa o funcionamento das instituições estatais no Brasil, por isso recebe o maior peso entre os 10 pilares temáticos que constituem o Ranking de Competitividade dos Estados.
O pilar temático da segurança é composto por 11 indicadores, dentre os quais Santa Catarina alcançou resultados expressivos como a manutenção do 1º lugar em Segurança Patrimonial e do 2º lugar em Segurança Pessoal, além de evoluir do sétimo para o 4º lugar em Presos sem Condenação.
O Estado manteve, ainda, a melhor colocação no indicador Qualidade da Informação de Criminalidade.
O Secretário da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, enalteceu o papel determinante das forças de segurança na manutenção do posto de Estado mais seguro do Brasil, destacando o trabalho de excelência que é desenvolvido pelas Polícias Militar, Civil e Científica, bem como pelo Corpo de Bombeiros Militar.
O secretário também reconheceu a atenção diferenciada do Governo do Estado, que tem garantido reforços de equipamentos, pessoal e qualificação.
Além da primeira colocação no pilar Segurança Pública, Santa Catarina também lidera o pilar Capital Humano.
O Estado alcançou, ainda, a segunda posição em Educação e Sustentabilidade Social, o terceiro lugar em Potencial de Mercado e o quarto em Infraestrutura.