População de Santa Catarina cresce acima da média nacional e passa de 8 milhões de pessoas
De acordo com os novos dados populacionais do país divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última semana, Santa Catarina chegou a 8.058.411 habitantes.
O crescimento reflete 5,89% em comparação com o último levantamento, realizado em 2022. A média nacional ficou em 4,68% de aumento populacional.
“Esse crescimento mostra que o estado de Santa Catarina – por conta da sua economia, da empregabilidade, da renda, segurança, qualidade de vida – tem atraído muitos imigrantes de vários estados e também de fora do país. Isso é importante a gente analisar para que a gente possa continuar com indicadores positivos e sempre melhorando”, disse o secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy.
Ainda segundo ele, o Estado segue atento ao futuro e às ações para garantir a qualidade de vida da população. Santa Catarina teve o oitavo maior crescimento populacional do país e o maior da região Sul. O Rio Grande do Sul (RS) aumentou em 3,19% e o Paraná (PR) 3,32%, o que deixa Santa Catarina estabilizado como o décimo estado mais populoso do Brasil.
A cidade mais populosa do estado segue sendo Joinville, que passou de 616 mil para quase 655 mil habitantes. A capital, Florianópolis, aparece em segundo lugar com 576 mil pessoas contra 537 mil no levantamento anterior. Blumenau surge em terceiro com mais de 380 mil moradores.
No outro extremo, a cidade com menos habitantes de Santa Catarina é Barra Bonita, no Oeste do Estado. O município conta com apenas 1.662 moradores. Isso porque teve queda de 0,36% da sua população desde o último levantamento.