Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
31 °C
18 °C

Programa de impulsionamento da pesca e aquicultura conta com R$ 100 milhões investidos

Projeto reúne eixos voltados à modernização, qualificação de profissionais, segurança, incentivo ao consumo e valorização da cadeia produtiva

Por Redação, Revista Única
01/07/2025 - 08h56
O programa também busca melhorar as condições de trabalho dos pescadores no Estado - Foto: Lucas Amorelli,

O governo de Santa Catarina lançou, na última segunda-feira, 30 de junho, o programa Pescados SC, que tem como objetivo impulsionar a pesca e a aquicultura.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Ao todo, R$ 100 milhões foram investidos na iniciativa que, segundo o governo, pretende beneficiar mais de um milhão de pessoas, entre pescadores, aquicultores, familiares e consumidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O programa, que é considerado pelo governo o maior conjunto de ações já realizada no Estado, reúne projetos voltados à modernização da produção, qualificação dos profissionais, segurança no mar, incentivo ao consumo de pescado e valorização da cadeia produtiva. 

Entre os destaques do projeto está o Despesca Fácil SC, que, segundo o edital, irá distribuir kits com redes de arrasto, esteiras, balanças digitais e caixas plásticas, além de caminhões para facilitar a coleta do pescado, melhorando as condições de trabalho, o controle da qualidade e a rentabilidade dos produtores.

Outro eixo do programa é a valorização da tilápia. A intenção é fornecer matrizes geneticamente melhoradas aos laboratórios para melhorar a qualidade do peixe. Além disso, o eixo vai capacitar mais de 30 mil piscicultores, especialmente jovens e mulheres.

O secretário de Aquicultura e Pesca, Tiago Frigo, também destacou que Santa Catarina é referência nacional na produção de ostras, mexilhões e algas, além de possuir a maior frota pesqueira do Brasil. 

O programa também busca melhorar as condições de trabalho dos pescadores e facilitar a retirada das embarcações do mar para manutenção ou casos de condições climáticas adversas. Serão ainda distribuídos 4.667 geolocalizadores para embarcações, com a intenção de proteger mais de 18 mil profissionais. 

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2025 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR