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Polícia Científica de SC conclui Laudo Pericial de acidente aéreo ocorrido entre Garuva e Itapoá

combinação de condições meteorológicas adversas, perda de contato visual durante a aproximação e colisão com um obstáculo foram as causas

Por Redação
02/10/2024 - 08h34.Atualizada em 02/10/2024 - 08h39
O processo para a realização dessa perícia abrangeu diversas etapas técnicas - Foto: Divulgação

A Polícia Científica de Santa Catarina (PCI) finalizou nessa última semana o Laudo Pericial sobre o acidente aeronáutico ocorrido em 04 de junho de 2024, entre Garuva e Itapoá.

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A conclusão do Laudo da Polícia Científica aponta que a provável causa do acidente foi uma combinação de condições meteorológicas adversas, perda de contato visual durante a aproximação e colisão com um obstáculo.

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De acordo com as análises da PCI, a aeronave estava tecnicamente apta e o piloto qualificado, mas as condições meteorológicas foram um fator decisivo. As evidências indicam que a aeronave estava em trajetória de voo com potência no momento do impacto, sem indícios de intenção de pouso imediato. O Laudo Pericial foi encaminhado ao Delegado de Polícia, responsável pela conclusão do inquérito policial.

O documento esclarece aspectos legais e eventuais responsabilidades, diferenciando-se do trabalho realizado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), que foca na prevenção de novos acidentes. O laudo analisa o acidente investigando as condições de manutenção da aeronave, a qualificação do piloto e as comunicações com órgãos de controle, oferecendo subsídios para outras instituições e contribuindo para a segurança pública e jurídica.

“Parabenizo a todos os policiais científicos envolvidos nesse trabalho pericial, que trouxe a dinâmica e causas do acidente, assim como a determinação das causas das mortes e identificação das vítimas. Estamos empenhados em qualificar cada vez mais o trabalho pericial realizado em Santa Catarina” frisa a Perita-Geral, Andressa Boer Fronza.

Exames minuciosos

A elaboração do Laudo sobre o acidente da aeronave Beechcraft 95-B55, envolveu exames minuciosos, visando esclarecer as circunstâncias do ocorrido. O processo para a realização dessa perícia abrangeu diversas etapas técnicas, fundamentais para a compreensão dos fatores que culminaram no acidente.

Inicialmente, foram avaliadas as condições de manutenção da aeronave, incluindo uma análise detalhada dos registros de cadernetas de célula, motor e hélices, bem como do histórico de inspeções e reparos. Esses registros foram verificados em relação às regulamentações vigentes, assegurando conformidade com os prazos de manutenção.

As qualificações do piloto foram também examinadas minuciosamente, incluindo a análise das licenças, treinamentos e experiência recente em voos similares, de modo a garantir que o piloto estivesse apto a operar a aeronave em condições de voo por instrumentos (IFR) e visuais (VFR).

Realizou-se, ainda, uma revisão abrangente dos voos efetuados pela aeronave no dia do acidente, com foco na identificação de potenciais falhas técnicas ou problemas relatados pela tripulação. A análise das condições meteorológicas durante o voo, embasada em dados de METARs e informações de órgãos de controle aéreo, permitiu entender os fatores climáticos, como cobertura de nuvens e intensidade do vento.

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