Oscar Rubem Klegues Montedo compete na subcategoria “Inovação para o Setor Empresarial"
O pesquisador Oscar Rubem Klegues Montedo, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), é um dos cinco selecionados que representarão Santa Catarina na Etapa Nacional do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação – Professora Johanna Döbereiner – Edição 2023. Os nome dos cinco pesquisadores foram divulgados pelo Governo do Estado.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Montedo compete na subcategoria “Inovação para o Setor Empresarial”. Ele possui graduação em Química Industrial, em Engenharia Química e em Programa Especial de Formação Pedagógica pela Universidade do Sul de Santa Catarina. É mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos, doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFSC e pós-doutor pela Friedrich-Alexander-Universitat-Erlangen-Nurnberg, da Alemanha, e pela UFSC.
Atua como professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais; professor de coordenador adjunto do Programa de Pós-graduação em Sistemas Produtivos e como docente do curso de Engenharia Química da Unesc.
Na Unesc, já foi pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão; diretor de Pesquisa e Pós-graduação e gerente de Inovação. É conselheiro do Conselho Municipal de Inovação da Prefeitura Municipal de Criciúma.
Possui ainda experiência na elaboração e execução de projetos de P&D+I nas áreas de Engenharia Química, com ênfase em processos químicos, controle de processos, qualidade e produtividade, e de Engenharia de Materiais, atuando principalmente nos temas: cerâmica avançada, materiais vitrocerâmicos e valorização de resíduos.
Prêmio Confap
Os profissionais selecionados na Etapa Estadual foram inscritos por Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs). A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), é órgão do Governo do Estado à frente da ação.
O Prêmio Confap é uma iniciativa do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), que congrega as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) de todo o Brasil. A Etapa Estadual da premiação é organizada pela FAP de cada Estado. Os selecionados em cada categoria representam seu Estado na Etapa Nacional.
Esta é a terceira edição do Prêmio Confap de CTI, que tem como objetivo selecionar pesquisadores com trabalhos que contribuam para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) e profissionais da área de comunicação que atuem na divulgação da CTI.
Os demais nomes
- Categoria Pesquisador Destaque - Subcategoria: Ciências da Vida: pesquisador Valdir Cechinel Filho;
- Subcategoria - Ciências Exatas: pesquisadora Regina de Fatima Peralta Muniz Moreira;
- Subcategoria - Ciências Humana: pesquisador José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra;
- Subcategoria - Inovação para o Setor Público: pesquisador: Francisco Antonio dos Anjos;
- Categoria Profissional de Comunicação: Cínthia Andruchak Freitas.