Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
31 °C
18 °C

Luciano Hang é condenado a indenizar Lula em mais de R$ 33 mil

Empresário patrocinou aviões para sobrevoar praias de Santa Catarina no verão de 2019/2020 exibindo faixas

Por Redação, Revista Única
31/10/2025 - 16h52
Em primeira instância, a Justiça entendeu como improcedente os pedidos do petista - Foto: Edilson Rodrigues

O TJ-SC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina) decidiu condenar o empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan, a pagar uma indenização de R$ 33.333,33 ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por danos morais.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Lula processou Hang por considerar ofensivas mensagens que o citavam em faixas exibidas em aviões patrocinados pelo empresário para sobrevoar as praias de Santa Catarina na temporada de verão 2019/2020.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o processo, "os textos ostentavam os seguintes dizeres: 'Lula cachaceiro devolve meu dinheiro', 'Lula na cadeia, eu com o pé na areia', 'Melhor que o verão é o Lula na prisão' e 'Lula enjaulado é Brasil acordado'."

O caso já havia sido julgado em primeira instância. Na ocasião, a Justiça entendeu como improcedente os pedidos do petista.

Ao julgar o recurso, porém, o desembargador Flavio Andre Paz de Brum considerou que, apesar de o autor ser uma figura pública, o uso específico do termo "cachaceiro" tem sentido pejorativo e o intuito de depreciar, humilhar e manchar a imagem do autor, configurando um ataque à honra, e não o "exercício legítimo da liberdade de expressão".

“Não obstante o autor seja pessoa pública, tarimbada politicamente, não significa de que esteja imune à ofensa moral, e de que não deva se sentir insultado ou prejudicado pelos dizeres em questão”, acrescentou o magistrado. 

"Mais do que uma reparação individual, a responsabilização aqui se impõe como afirmação de um princípio civilizatório: a liberdade de expressão não pode ser transmutada em escudo  para legitimar o discurso de ódio, a humilhação pública e o desprezo pela dignidade humana", acrescenta o desembargador.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2025 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR