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Laudo final sobre causa da morte de quatro jovens em BMW é divulgado

Elevada concentração de monóxido de carbono no sangue das vítimas provocou asfixia

Por Joyce Santos
12/01/2024 - 14h50.Atualizada em 12/01/2024 - 17h55
18 exames laboratoriais foram realizados na retrospectiva das mortes - Foto: Reprodução

A perícia apresentou na manhã desta sexta-feira, 12 de outubro, em entrevista coletiva realizada na Capital do Estado, informações sobre a causa da morte dos quatro jovens no interior de uma BMW no último dia 01 de janeiro. 

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A investigação concluiu que a tragédia ocorreu por asfixia, provocada por concentração elevada de monóxido de carbono no sangue das vítimas.

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Autoridades da Secretaria de Segurança Pública, Polícias Científica e Civil, além da Superintendência de Urgência e Emergência da Secretaria da Saúde participaram da coletiva. Segundo as informações apresentadas três das vítimas apresentaram mais de 50% de monóxido de carbono no sangue, enquanto uma delas registrou 49%.

O elevado nível foi determinante para as quatro mortes, causando convulsões e tornando-se extremamente perigoso. A Perita Criminal e bioquímica, Bruna de Souza Boff, esclareceu que, embora o monóxido de carbono seja inalado em ambientes abertos sem causar intoxicação, ele pode ser letal em locais fechados, sendo que acima de 40% já é geralmente suficiente para causar a morte.

A retrospectiva das mortes envolveu um trabalho integrado entre as autoridades, com 18 exames laboratoriais, a participação de 22 profissionais diretamente envolvidos e o trabalho de seis áreas técnicas distintas. Os exames abrangeram o local do crime, análises laboratoriais, exames de engenharia no carro e exames médico-legais.

Os peritos constataram que as vítimas não apresentavam sinais de violência, e o ar-condicionado do veículo estava ligado a 27ºC no momento do acidente.

Entretanto, os exames mecânicos revelaram adulterações no veículo, incluindo alterações no catalisador, uma tubulação inadequada ligada ao escapamento, modificações na parte média do escapamento para gerar mais ruídos, alterações no silenciador e a presença de um chip de potência.

A investigação concluiu que houve uma adulteração no downpipe que é uma tubulação que conecta a saída do coletor de escapamento ao restante do sistema de escapamento.

Ele é projetado para direcionar os gases de escapamento para fora do motor e, eventualmente, para fora do veículo. Neste caso, o motorista optou por substituir o downpipe original por modificar o existente para melhorar o desempenho do veículo.

Segundo os peritos, essas modificações resultaram em vazamentos significativos de monóxido de carbono, levando às quatro mortes. O perito criminal Luiz Gabriel Alves de Deus explicou que as alterações tornaram o veículo mais barulhento e potente.

O diretor de medicina legal e perito médico legista, Fernando Oliva da Fonseca, ressaltou que os corpos apresentavam sinais de asfixia, e as manchas observadas indicaram intoxicação por monóxido de carbono.

Os exames, incluindo testes de monóxido de carbono no sangue, confirmaram que os jovens morreram devido à substância. A BMW pertence à mãe de Tiago de Lima Ribeiro, 21 anos, uma das vítimas.

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