Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
31 °C
18 °C

Justiça catarinense lança programa pioneiro no país para regularização de imóveis rurais

O 'Imóvel Rural Legalizado' prioriza imóveis da agricultura familiar

Por Redação, Revista Única
30/09/2025 - 09h35
Acesse a cartilha “Marcha para Regularização Rural” explicativa na íntegra - Foto: Divulgação

O Poder Judiciário de Santa Catarina, por meio da Corregedoria-Geral do Foro Extrajudicial, realiza o lançamento do programa “Imóvel Rural Legalizado” nesta segunda e terça-feira, 29 e 30 de setembro, em Chapecó.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

O programa busca atender os proprietários rurais, sobretudo as propriedades de agricultura familiar, para titularizar e retificar seus imóveis, permitindo a formalização do domínio. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O movimento, inédito no país, acontece em parceria com o Registro de Imóveis do Brasil – Seção de Santa Catarina (RIB/SC) e faz parte da Marcha pela Regularização Rural.

O evento foi realizado na Unoesc Chapecó. A programação iniciou na manhã da última segunda-feira, 29 de setembro. A abertura contou com a presença do corregedor-geral do Foro Extrajudicial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Artur Jenichen Filho, e do juiz-corregedor do Núcleo IV - Extrajudicial, do TJSC, Maximiliano Losso Bunn.

Nesta terça-feira, 30 de setembro, novamente o dia todo será dedicado ao assunto. Especialistas e profissionais discutem temas como georreferenciamento e certificação de imóveis rurais (SIGEF), imóvel rural legalizado – reconhecimento de domínio e retificação de registro, ratificação das terras de fronteira, regularização fundiária rural e liberação de cláusulas resolutivas.

Também participam do evento representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) e sindicatos rurais.

O programa estadual Imóvel Rural Legalizado, estabelecido pela Resolução n. 8, de 2025, é uma iniciativa do TJSC que visa regularizar a malha rural do Estado, composta predominantemente por pequenas e médias propriedades de exploração familiar. O programa busca ir além do conceito de agricultura familiar restrito a programas federais, englobando pequenos empresários rurais.

Os principais objetivos são a emissão de títulos de propriedade, o acesso a linhas de crédito, o acesso a crédito fundiário, o desenvolvimento agrícola e a regularização cadastral. Os requisitos para enquadramento no programa são reconhecimento de domínio (a área do imóvel não deve ser superior a quatro módulos fiscais), regularidade objetivo-cadastral (a "área total" do imóvel também não deve ser superior a quatro módulos fiscais) e observância da fração mínima de parcelamento rural.

O procedimento entregará, ao final, a matrícula do imóvel com a certificação de seu georreferenciamento no INCRA, providência que será obrigatória para todo e qualquer imóvel a partir de 20 de novembro de 2025.

Acesse a cartilha “Marcha para Regularização Rural” explicativa na íntegra (clique aqui). 

 

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2025 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR