A estrutura estava há mais de 10 anos sem receber iluminação cênica
Patrimônio dos catarinenses, a Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, vai passar por mais um momento histórico neste domingo, 15 de dezembro: a inauguração da obra de iluminação cênica de um dos principais cartões-postais de Santa Catarina.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O acendimento da nova estrutura, que é de última geração, será feito pelo governador Jorginho Mello, em uma cerimônia, a partir das 19h30. O secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), Jerry Comper, e demais autoridades também participam do ato.
Todo o cerimonial para este momento tão aguardado será no Forte de Santana, localizado na parte inferior da Ponte Hercílio Luz (o local poderá mudar para as proximidades dependendo das condições climáticas). O Governo do Estado, por meio da SIE — responsável pela histórica obra — convida também a população a participar do evento. “Então é interessante que as pessoas cheguem antes, até para pegarem um bom lugar para acompanhar tudo. Será lindo”, antecipa o secretário Jerry Comper.
Iluminação funcional
A estrutura está há mais de 10 anos sem receber iluminação cênica. Hoje a Ponte é iluminada apenas para sinalização de trânsito de veículos, pedestres e ciclistas.
“A gente investiu em tecnologia de ponta pra embelezar ainda mais a Ponte Hercílio Luz e entregar o cartão-postal que o morador e o turista merecem. Não tenho dúvida que a iluminação cênica vai reforçar a importância histórica desse monumento”, destacou o governador Jorginho Mello.
O secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, explica que a nova iluminação cênica é resultado de investimentos de mais de R$ 9 milhões do Governo de Santa Catarina. “Instalamos o que há de mais moderno na Hercílio Luz, tudo com tecnologia que permite as mais variadas combinações de cores, inclusive deixar a ponte iluminada de forma temática como agora nesta época de Natal ou no outubro Rosa”, exemplificou Comper, salientando que a nova iluminação será operada pela Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade.
A iluminação cênica será acionada todas as noites a partir do dia 15. As cores temáticas serão definidas a partir de um planejamento mensal que será feita pela área técnica da Superintendência de Obras Civis (SOC) da SIE.
Para chegar ao resultado que encanta pessoas de todas as gerações, foi preciso desenvolver um trabalho complexo, sobre o mar e a mais de 70 metros de altura (equivalente a um prédio de 24 andares). A empresa responsável pela obra é a catarinense Quantum Engenharia, de São José (SC).
O trabalho levou cerca de um ano para ficar pronto e enfrentou condições climáticas adversas ao longo da execução. Conforme explica o Gerente do Departamento de Iluminação Pública da empresa, engenheiro Júlio César Leal Jr., tudo foi instalado por especialistas em iluminação treinados para a prática de alpinismo.
Detalhamento do Projeto
• São mais de 7.000 projetores (mais de 1.300 na silhueta, de 5.600 nos pendurais e de 150 nas torres), além de toda a infraestrutura necessária para o funcionamento e controle desses equipamentos;
• 124 projetores LED RGB distribuídos em quatro modelos diferentes, concentrados principalmente nas duas torres. Esses equipamentos realçarão as torres e estão parcialmente operacionais;
• 5.500 pontos LED RGB distribuídos nos pendurais da ponte, localizados no vão central entre as duas torres, tanto na lateral norte quanto na lateral sul. Esses pontos irão destacar elementos estruturais da ponte e estão parcialmente operacionais.