Somente em novembro, mais de 19 mil vagas já foram ofertadas e uma nova escolha de vagas está aberta até 10 de dezembro
Confira os documentos necessários para realizar a inscrição - Foto: Marco Favero O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), está intensificando a oferta de cursos técnicos em todo o estado, através do Programa Catarinense Técnico, o CaTec+, integrante do movimento Educação Levada a Sério.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Ao todo, 50 mil vagas serão lançadas: 35 mil por meio de parcerias e 15 mil através da rede estadual de ensino. Destas, 19,7 mil vagas já foram disponibilizadas neste mês de novembro, com o intuito de fortalecer o desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica para estimular a geração de emprego, a inovação e o crescimento do estado.
Os cursos ofertados estão alinhados com as demandas das diferentes regiões do estado. A novidade reforça o CaTec, criado pelo Governo de Santa Catarina em 2024, como uma grande oportunidade para estudantes da rede estadual de ensino concluírem o ensino médio já com uma certificação técnica. São cerca de 30 mil estudantes matriculados nos cursos técnicos das escolas estaduais e instituições parceiras, garantindo um melhor preparo para o mundo do trabalho.
“Santa Catarina tem um setor produtivo muito pujante e, com isso, a necessidade da força de trabalho com a educação profissional e tecnológica é muito emergente. Por conta disso, o governador Jorginho Mello nos solicitou que tornássemos o CaTec coerente com as necessidades das diferentes regiões do nosso estado e estamos trabalhando para isso”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.
Nova escolha de vagas do CaTec+ em dezembro
A segunda escolha de vagas para candidatos interessados estará aberta até as 18h do dia 10 de dezembro. Os estudantes que desejam ingressar em cursos com vagas disponíveis poderão realizar a inscrição por ordem de chegada, diretamente na unidade escolar. Somente em novembro foram disponibilizadas 19,7 mil vagas nos cursos técnicos da rede estadual de ensino.
Confira abaixo os documentos exigidos para matrícula:
a) Atestado de frequência no Ensino Médio ou histórico escolar com conclusão do 1º ano do
Ensino Médio, para curso técnico na forma de oferta concomitante;
b) Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio, para curso técnico na forma de oferta
subsequente ou Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Fundamental para a forma de oferta integrada;
c) Documento de Identidade (cópia do CPF do estudante) ;
d) CPF (cópia do CPF do estudante);
e) Certidão de Nascimento ou de Casamento do estudante (cópia da certidão do estudante);
f) Cópia do Comprovante de Residência no nome do pai, mãe, responsável ou do próprio estudante, se maior de idade, e caso não possua comprovante, deverá providenciar uma declaração do dono do imóvel, juntamente com a cópia da Carteira de Identidade do proprietário. Destaca-se que só serão aceitos como comprovantes de residência: contas de Água, Luz, Condomínio, Telefone ou Contrato de Locação;
g) Documento de Identidade e CPF do Responsável Legal, em caso de menores de 18 anos;
h) Título de Eleitor, obrigatório para maiores de 18 anos;
i) Dispensa do serviço militar, para maiores de 18 anos do sexo masculino;
j) Os documentos acessórios para matrícula são:
k) Carteira de Trabalho – número do PIS;
l) Cartão do SUS;
m) Carteira de vacinação e comprovantes de imunização contra COVID-19;
n) A ficha de Matrícula Assinada (formulário do site: matriculaonline.sed.sc.gov.br);
o) Cabe à Instituição de Ensino a análise da documentação enviada pelo candidato e pela efetivação ou não da matrícula, sendo soberana em sua decisão;
p) Histórico escolar original e cópia, tendo prazo de até 30 dias do início do ano letivo, caso o candidato ainda não tenha recebido, para apresentar o documento original.
Para mais informações, os interessados podem acessar o edital publicado no site da SED.