Terminal cresceu 61% em volume de cargas importadas
O terminal internacional de cargas aéreas do Aeroporto de Florianópolis alcançou números históricos nos primeiros três meses de 2025.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O Floripa Airport Cargo registrou um volume recorde de movimentação de cargas, foram 2 mil toneladas entre janeiro e março, um crescimento de 61% na tonelagem de cargas importadas em relação ao mesmo período do ano passado.
Durante o trimestre pousaram no aeroporto da capital catarinense 82 voos cargueiros, provenientes de Miami e Bruxelas/Frankfurt.
Outro feito inédito foi registrado na semana passada, quando as duas companhias aéreas cargueiras que atuam no terminal – Latam Cargo e Avianca Cargo - operaram um voo extra cada uma, totalizando 7 voos cargueiros na semana.
As rotas adicionais vindas de Miami foram solicitadas pelas cias para atender a alta demanda de importações.
Entre os fatores que contribuíram para o crescimento estão os investimentos em infraestrutura – novo terminal de cargas inaugurado há seis meses e a ampliação das operações das companhias aéreas, como a Latam Cargo que passou a operar rota para Europa há um ano e a chegada da TAP Air Portugal em setembro de 2024.
Além disso, segmentos de destaque na economia de Santa Catarina, como tecnologia, fármacos e metal mecânico, aumentaram a adesão ao terminal de Florianópolis para realizar importações e exportações.
São clientes que se beneficiam da localização estratégica do terminal – garantindo maior agilidade e segurança na logística em relação ao eixo Rio-São Paulo - e da infraestrutura moderna com possibilidade de receber e armazenar mercadorias que necessitam de temperatura controlada.
Com 80% das cargas liberadas em menos de 24h, a eficiência operacional também atrai as empresas.
Para celebrar o bom momento, o Floripa Airport Cargo vai estar pela primeira vez com um estande na Intermodal South América, a maior feira de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina, que acontece de 22 a 24 de abril, em São Paulo.
A participação na feira representa uma oportunidade única para apresentar as capacidades do terminal, fortalecer parcerias e prospectar novos negócios.