O tráfego de caminhões excedentes aos limites são registrados pela PMRv na SC-390
Motoristas ignoram sinalizações - Foto: Divulgação A Serra do Rio do Rastro, conhecida pelas curvas sinuosas e altitudes elevadas, tem registrado com frequência tentativas de passagem de caminhões cujas dimensões excedem os limites regulamentares da via.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Segundo o Major Álvaro Josué Moraes Paes, comandante da 2ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar Rodoviária da Região Serrana, a fiscalização é constante devido aos riscos que esses veículos representam para o trânsito e para a própria segurança dos motoristas.
A principal justificativa apresentada pelos condutores ao policiais militares rodoviários é a indicação de rotas por aplicativos de GPS, que muitas vezes não informam sobre as restrições de peso e comprimento.
Na Serra do Rio do Rastro, o limite máximo permitido é de 23 toneladas de peso e 14 metros de comprimento. Caminhões maiores, bitrens e carretas não podem transitar pela via.
Além disso, durante os finais de semana, das 8h às 18h, o limite é reduzido para 10 toneladas, a fim de garantir maior fluidez no tráfego devido ao aumento de veículos de turismo.
Quando um caminhão fora das normas é flagrado, o motorista recebe uma autuação de trânsito considerada grave, com penalidade de multa e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação, por transpor o trecho sem autorização.