Confirmação deverá ser divulgada na próxima segunda, 01
O ex-governador Eduardo Pinho Moreira (MDB) foi convidado pelo prefeito Volnei Morastoni (MDB) para assumir a Superintendência do Porto de Itajaí. O entendimento é que, neste momento, o terminal precisa de um nome com trânsito político, especialmente em Brasília, para agilizar os trâmites de retomada das operações.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O porto não recebe contêineres desde o final de 2022, quando terminou o contrato formal de arrendamento com a APM Terminals.
O Porto de Itajaí é o único no país a ter gestão municipal. Embora seja operado pela iniciativa privada, o comando é definido pelo município.
Pinho Moreira prometeu uma resposta até segunda-feira, 1º de abril. O atual superintendente, Fábio da Veiga, deve permanecer no grupo gestor.
A retomada do Porto de Itajaí tem se mostrado um impasse. A empresa Mada Araujo, que venceu o edital de concessão temporária lançado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) no ano passado, ainda trabalha nas licenças de operação e não tem previsão de receber navios antes de maio – o que fez empresários oficiarem a Antaq, recentemente, reclamando da demora.
As informações são da jornalista Dagmara Spautz