Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
18 °C
16 °C

Estado viabiliza mais de 100 cirurgias bariátricas pelo SUS em hospital do Sul de SC

Moradora de Tubarão foi a primeira paciente a realizar a cirurgia em Sombrio

Por Redação
07/09/2024 - 07h56.Atualizada em 07/09/2024 - 17h17
O hospital é contratualizado com o governo do Estado - Foto: Divulgação

Após a habilitação pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Hospital Dom Joaquim, em Sombrio, iniciou a realização de cirurgias bariátricas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

De 22 de abril até 4 de setembro de 2024, já foram feitos 107 procedimentos por videolaparoscopia, atendendo à demanda reprimida da macrorregião Sul de Santa Catarina. O hospital é contratualizado com o governo do Estado para atendimento especializado em saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A felicidade estampada no rosto, a autoestima recuperada, disposição e saúde restabelecida são as expressões de pacientes que já fizeram a bariátrica e participam mensalmente de encontros realizados pela psicóloga Cinthia Roth e pela nutricionista Francielly Fabris.

“Nosso encontro tem o objetivo de acompanhar o processo, saber as dificuldades, ouvir depoimentos e apoiar uns aos outros. A bariátrica muda o paladar, muda a emoção. A reação dos alimentos é diferente para cada pessoa. Cada organismo é único e é preciso respeitar. Por isso, conversamos em conjunto para deixar claro que o processo de emagrecimento de cada paciente acontece de forma muito particular”, destacou a nutricionista Francielly.

Karoline Nogaredo da Silva, 31 anos, foi a primeira paciente a realizar a cirurgia bariátrica no Hospital Dom Joaquim, em abril. Pesando 170 kg antes do procedimento, ela comemora agora a eliminação de 47 kg.

“É outra vida! Eu achava que seria mais difícil. Hoje, estou pesando 123 kg. Consigo brincar com minha filha, me movimentar e isso é uma vitória. Acordo mais cedo e tenho muito mais disposição. Antes, só queria ficar deitada. Os encontros com outros pacientes têm sido muito importantes para a troca de experiências e têm me ajudado nesse processo. Sou muito grata a toda a equipe multidisciplinar que me apoiou desde o início dessa trajetória contra a obesidade”, declarou a moradora de Tubarão.

De acordo com o cirurgião Marcos Eduardo Mezzomo, responsável pelos procedimentos, a cirurgia bariátrica envolve uma equipe multidisciplinar que trabalha de forma integrada para garantir o sucesso do tratamento.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2024 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR