Mandados são cumpridos em SC e no RS
Já foram apreendidos, no início desta manhã, mais de US$400 mil, carros de luxo entre outros bens - Foto: Divulgação A "Operação Shutdown" foi deflagrada nesta quinta-feira, 04 de setembro, contra um grupo suspeito de comandar o jogo do bicho em diversas cidades catarinenses.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Entre as apreensões, por exemplo, estão uma lancha e um iate, além de jet-skis.
A ação é realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), em apoio à Promotoria de Justiça de Rio do Sul.
De acordo com o MPSC, as ordens judiciais foram expedidas pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Rio do Sul.
São cumpridos 13 mandados de prisão preventiva e 34 mandados de busca e apreensão, “além do confisco alargado, sequestro de bens móveis e imóveis e bloqueio de contas em instituições financeiras em desfavor dos investigados pela prática da exploração de jogos de azar em municípios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul”.
Já foram apreendidos, no início desta manhã, mais de US$400 mil, cheques e outros objeto, além de três carros importados de luxo.
A investigação, conforme o Gaeco, revelou a existência de um grupo criminoso altamente estruturado, voltado à prática de crimes financeiros sofisticados e de longa duração.
De acordo com as apurações, os investigados faziam uso de “laranjas”, empresas de fachada e movimentações bancárias incompatíveis com a renda declarada, tudo com o claro objetivo de dissimular a origem dos valores obtidos ilegalmente e inseri-los no sistema financeiro formal – prática conhecida como lavagem de dinheiro.
Conforme o MP, a operação “conta efetivo do Gaeco, do Bope e do BPChoque, além dos 13º, 21º e 24º Batalhões da Polícia Militar e da Agência Central de Inteligência da PMSC, e no estado do Rio Grande do Sul com o apoio do Gaeco do MPRS e da Brigada Militar no cumprimento das decisões judiciais”.