Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
25 °C
12 °C

Em menos de 15 dias, paciente ganha novo coração em Santa Catarina

A mulher apresentava quadro grave e estava na Central Estadual de Transplantes

Por Joyce Santos
29/08/2023 - 18h51.Atualizada em 29/08/2023 - 18h55
O órgão precisa ser retirado do doador e transplantado no receptor em até quatro horas - Foto: Ricardo Wollfenbüttel

A espera por um coração durou 14 dias e terminou com final feliz em Santa Catarina. Uma paciente com insuficiência cardíaca grave que aguardava por um transplante de coração, inserida no dia 11 de agosto na lista de espera da Central Estadual de Transplantes, recebeu um novo órgão na última sexta-feira, 25 de agosto.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

No caso do coração, a logística é fundamental, pois o órgão precisa ser retirado do doador e transplantado no receptor em até quatro horas. Em Santa Catarina, helicópteros e outras aeronaves do Governo do Estado ficam à disposição para transporte dos órgãos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Santa Catarina já realizou 57 transplantes cardíacos desde 2000. Só neste ano, foram feitos cinco transplantes. Atualmente não há pacientes na lista de espera da SC Transplantes. O tempo de espera médio varia de acordo com o tipo sanguíneo do receptor.

De acordo com a Central, 30% dos pacientes foram transplantados com menos de um mês de espera, 33% aguardaram menos de 90 dias e o restante a espera foi por um período maior.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2024 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR