Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
18 °C
17 °C

Desaceleração econômica mundial reduz exportações de SC em outubro

Redução dos embarques foi de 11,2% no período, mostra análise do Observatório Fiesc

Por Joyce Santos
15/11/2023 - 19h25.Atualizada em 15/11/2023 - 19h27
Estado registrou o quarto recuo consecutivo no ano - Foto: Divulgação/Portonave)

Santa Catarina exportou US$ 826,7 milhões em outubro, valor 11,2% menor que no mesmo período do ano passado. Na análise mensal, o estado registrou o quarto recuo consecutivo, na série livre dos efeitos sazonais.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

A análise do Observatório FIESC mostra que as vendas externas têm sido restringidas pela desaceleração da economia global, reduzindo a demanda por produtos catarinenses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“No topo da lista, as carnes de aves tiveram retração de 16,8% na mesma base de comparação. A queda na demanda do Japão, um dos principais compradores do produto, está entre os fatores determinantes para esse impacto no mercado internacional. No país, a desvalorização cambial e a inflação ainda persistente têm diminuído o consumo da famílias”, afirma o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar.


A redução na demanda do principal comprador, a China, também impactou negativamente as exportações de carnes suínas. Este ano, os criadores de suínos chineses aumentaram a quantidade de animais para o abate, antecipando um crescimento no consumo interno que não se concretizou. Diante do aumento da oferta nacional, o país asiático reduziu suas importações do produto, resultando na queda de 65,4% nas exportações do estado em comparação com o ano anterior. Por outro lado, Santa Catarina ampliou as vendas do produto para as Filipinas, que se tornaram o segundo maior comprador e se igualando ao montante exportado para a China nos últimos três meses.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2024 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR