A abertura foi conduzida pelo Controlador-Geral do Estado, Freibergue Rubem do Nascimento
Evento reuniu representantes de órgãos de controle para debater o uso de soluções tecnológicas - Foto: Bianca Baranyak A Controladoria-Geral do Estado de Santa Catarina (CGE-SC) realizou, na última terça-feira, 18 de novembro, o 1º Seminário de Tecnologia e Gestão de Risco (TechGR), reunindo representantes de órgãos de controle para debater o uso de soluções tecnológicas no fortalecimento da prevenção, da integridade e da eficiência na gestão pública.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O encontro também integrou as comemorações do Dia do Auditor Interno, celebrado em 20 de novembro, com a entrega da Medalha de Mérito Funcional Alice Guilhon Gonzaga Petrelli.
Com o tema “Tecnologia e Gestão de Risco”, a abertura foi conduzida pelo Controlador-Geral do Estado, Freibergue Rubem do Nascimento, que destacou a importância da inovação no setor público.
“A tecnologia tem transformado profundamente a forma como atuamos. Nosso desafio é utilizá-la de maneira estratégica para fortalecer o controle, a integridade e a tomada de decisão no setor público”, afirmou.
A programação contou com a apresentação de cases de diferentes instituições. O auditor do Estado e Diretor de Tecnologia e Informações Estratégicas da CGE/SC, José Barbosa dos Santos, detalhou ferramentas desenvolvidas internamente no painel “Compromisso com a Tecnologia”.
A Superintendente da Controladoria-Geral da União em Santa Catarina, Patrícia Maria Quintanilha de Moura, apresentou a solução de inteligência artificial aplicada às atividades de auditoria na CGU. O auditor Alessandro Marinho de Albuquerque, do Tribunal de Contas de Santa Catarina, apresentou o “Sistema VigIA”, ferramenta de inteligência artificial utilizada para análise de licitações.
O encerramento ficou por conta do secretário-chefe da Controladoria-Geral do Município de Florianópolis, Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, que abordou a gestão de risco como estratégia de prevenção e proteção da administração municipal.