Cerca de 100 meteoros por hora devem passar durante fenômeno
A maior chuva de meteoros de 2023 poderá ser vista em todo o Brasil na noite desta quarta-feira, 13 de dezembro, inclusive em Santa Catarina. Passarão no céu do país cerca de 100 meteoros por hora, mas quantos você verá depende de condições meteorológicas e da luz.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Chamada de Geminídas por ficar na direção da constelação de gêmeos, a chuva de meteoros será notada também na noite de quinta. Ela começou no último sábado, contudo, atinge o pico a partir de quarta-feira, de meia-noite às 2h, e, dessa forma, poderá ser vista no Estado.
Os meteoros devem entrar na atmosfera terrestre a uma velocidade de 260 km/h e podem ser vistos a olho nu, desde que você não esteja em uma região poluída por muitas luzes. Alguns dos melhores locais para visualizar a chuva são nos terraços de prédios ou em meio a campos afastados dos grandes centros.
Normalmente registrada uma vez ao ano, em meados de dezembro, a Geminídas ocorre por conta da aproximação da Terra com a órbita do asteroide 3200 Phaeton, que já esteve próximo antes e possui diversas rochas e destroços. As informações são do ND Mais.