Fumaça das queimadas na Amazônia volta a surgir nos céus catarinenses
Nos próximos dias, o céu catarinense deve voltar a apresentar uma coloração alaranjada devido à fumaça das queimadas na Amazônia. A partir desta sexta-feira, 06 de setembro, ventos vindos do Norte trarão fuligem para o estado, resultando novamente no fenômeno do céu alaranjado.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A Defesa Civil alerta que, a longo prazo, a presença de fumaça no ar só diminuirá com o controle das queimadas nas regiões afetadas.
A chegada da estação chuvosa, prevista para ocorrer entre a primavera e o verão, também podem controlar os focos de incêndio.
De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, embora a coloração possa ser vista como um espetáculo visual, ela representa uma grave consequência das queimadas prolongadas.
“O ângulo do Sol, que fica alinhado ao horizonte, faz com que o comprimento de onda que o Sol emite seja maior, ficando dentro do espectro alaranjado”, comenta.
Com isso, o céu adquire tons alaranjados devido às partículas de fumaça e fuligem que se espalham na atmosfera. Isso acaba afetando a qualidade do ar e aumentando os riscos de problemas respiratórios para a população.