Ação tem o objetivo de promover bem-estar e vivências significativas
Emoção, latidos e patinhas marcaram a tarde deste sábado, 25 de novembro, no Centro de Pesquisa Oncológica (Cepon), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (Ses). Em uma atividade realizada pela Associação Patas do Bem, pacientes com câncer receberam a visita de cães e seus tutores, que levaram alegria para os corredores do hospital.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A ação faz parte do Serviço de Terapia Ocupacional do Cepon desde 2016. Neste período, mais de 1,5 mil pacientes internados receberam a visita dos animais.
“Os pacientes ganham com a visita, mas a equipe técnica e os acompanhantes também são beneficiados. A rotina em um hospital oncológico pode ser bastante pesada, mas a chegada dos animais quebra esse clima e permite um momento de alegria e descontração para todos”, afirma a terapeuta ocupacional do Cepon, Gabriela Bubniak, que acompanha a atividade.
De acordo com ela, a Atividade Assistida por Animais tem o objetivo de promover bem-estar e vivências significativas, resgatar e criar memórias afetivas nos pacientes. “A ação melhora aspectos biopsicossociais, diminui os impactos negativos do tratamento oncológico e otimiza o atendimento aos pacientes e acompanhantes por meio de uma abordagem diferenciada”, complementa Gabriela.