Como os empresários Robson Galvani Medeiros e Douglas Posso transformaram a Hapolo em uma das empresas de tecnologia mais confiáveis no setor de gerenciamento e rastreamento de frotas
A história, visão e o compromisso por trás dos sistemas da empresa Hapolo Rastreamento, nasceram no ano de 2012, com a então Dipsystem, na cidade de São Marcos (RS).
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Ela foi fundada pelo empresário Douglas Posso, que é natural do município gaúcho e possui formação em Desenvolvimento de Sistemas pela FTEC Faculdades, em Bento Gonçalves (RS).
Com os conhecimentos adquiridos e motivado a empreender, ele começou a desenvolver um software de gerenciamento de frotas e rastreamento de veículos. Em 2017, deu-se início à implementação de novas tecnologias da empresa, passando a se chamar Hapolo System.
“Na Hapolo, buscamos ser líderes na criação de soluções de rastreamento veicular que simplificam a vida das pessoas e protegem seus ativos, valores, excelência, comprometimento, integridade e inovação, além de trabalho em equipe”, pontua Douglas Posso.
Em setembro de 2022, o empresário Robson Galvani Medeiros, de Tubarão, durante experiências trocadas com Douglas Posso, decidiu aderir ao projeto e os dois fundaram a Hapolo Tubarão.
Robson Galvani Medeiros é nativo de Tubarão, graduado em Marketing pela Unisul e com especialização em gerenciamento de projetos pela Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC).
Ele atuou por 18 anos na Universidade Sul de Santa Catarina (Unisul), ingressou no mercado de software e foi dono de uma empresa do ramo chamada RA Soluções.
Após a conversa entre os dois render frutos, decidiram firmar uma parceria entre os escritórios. A Hapolo é uma empresa que prima pela responsabilidade social.
Com esse pensamento, a Hapolo é a mantenedora de um projeto solidário, realizado através do canal Sinuquinha-SC, que organiza eventos e lives de sinucas, arrecadando verbas com as lives no YouTube. Dezenas de crianças já receberam as doações para ajudar no tratamento de saúde.
Atualmente, o canal no YouTube conta com mais de 90 mil inscritos e é um sucesso na corrente do bem. A Hapolo coloca em prática sua missão de agir de forma ética e responsável, refletindo seus valores e compromissos com o bem-estar político-social.
A reportagem da Revista Única foi conhecer de perto a tecnologia, que possibilita maior segurança e conectividade intuitiva aos usuários. A entrevista foi realizada com o sócio- proprietário Robson Galvani, o Binho Galvani, como é mais conhecido no mundo acadêmico e empresarial.
Qual é o público-alvo da empresa? Associação de Proteção Veicular, seguradora, empresa de rastreamento, empresa de monitoramento, esse é o nosso foco. Nós não atendemos cliente final. Transportadora, por exemplo, nós não prestamos serviço, elas são clientes de nossos clientes. Mesmo quando somos procurados por algum proprietário de transportadora, por exemplo, nós não atendemos por respeito aos nossos clientes. E conforme a demanda desses empresários, nós indicamos para os nossos parceiros.
Quais as soluções disponíveis pela Hapolo em software? Atualmente, temos diversas soluções para o mercado de rastreamento e para as associações de proteção veicular: app associado, app cotação, app motorista, app instalador, app rastreamento, bank Hapolo, módulo de conectividade e app rastreamento.
Qual a quantidade de clientes vocês atendem, atualmente? Aqui na região, temos grandes clientes que utilizam nossa plataforma, com mais de quarenta mil placas. No entanto, em nível Brasil, são 450 mil placas que a nossa empresa rastreia.
Qual é a tecnologia que vocês oferecem? No momento, nós estamos focados nos equipamentos 4G/2G fallback. Mas, tempos atrás, estávamos somente no 2G. O motivo de focar com esses modelos é poder dispor de equipamentos que proporcionam melhor qualidade de sinal para um rastreamento mais efetivo. Uma grande dificuldade no país, atualmente, é a conectividade 2G que vem avançando para o 4G rapidamente. No formato de rastreador, tem duas formas – via satélite ou com o chip M2M de conectividade, que se conecta através das antenas das operadoras de celulares. M2M é a comunicação das coisas, que falamos no setor. Com esse chip, essa tecnologia possibilita a comunicação entre as máquinas. Hoje, a gente consegue colocar um equipamento com chip em uma determinada máquina e essa máquina consegue mandar informações via software que você consegue fazer a leitura. É o que acontece com os veículos, carros, motos, jet-skis, para os quais nós oferecemos o sistema de rastreamento.
Quem fornece a conectividade (M2M) para vocês revenderem? Temos dois grandes parceiros que fornecem os chips M2M para revendermos aos nossos clientes da Hapolo: Virtueyes e Links Field. Ambas com uma vasta bagagem de experiência no ramo de comunicação, o que proporciona aos nossos clientes tranquilidade na hora de usar os chips M2M. Com a parceria e uma ótima logística com ambas fornecedoras, podemos disponibilizar mais agilidade aos equipamentos configurados para nossos clientes.
Quais os modelos de equipamento vocês têm para oferecer ao cliente? Hoje, temos três modelos que estão mais em evidência com relação a parte de equipamento. Temos o HP-440, que foi o que implementamos no início do ano, e está homologado na Anatel. Porque para produzir ele na fábrica na China, e importar, ao chegar no Brasil ele já tem que estar com o selo da Anatel. Temos a versão do equipamento com iButton, que faz o reconhecimento do motorista e tem mais opções de saídas no aparelho para fornecer mais informações do veículo. Essa versão amplia para mais controles, como controle de ponto do motorista – se ele ligou o caminhão e ficou parado ou se ligou e seguiu viagem. Esse equipamento tem essa parte de identificação do motorista, que só vai liberar quando você colocar uma tag e é um dos diferenciais dele que é para fazer o desbloqueio. E temos mais um homologado na Anatel que é o HP-P010. É portátil com uma potente bateria de 10 mil amperes. Ele é um equipamento portátil e tem muitas aplicabilidades no dia a dia para monitorar os ativos das empresas.
Vocês têm a condição de atender quais Estados? Atualmente, nós atendemos todos os estados. Estamos presentes com plataformas em todo o Brasil. Hoje, a Hapolo consegue atender com tudo que é necessário para começar a ação de rastreamento. Em cinco minutos nós criamos a plataforma, usuário e senha personalizados, nossa plataforma é toda white label, ou seja, toda personalizável.
Como vocês visualizam o crescimento deste setor? O serviço de rastreamento depende de plataforma e conectividade e a plataforma também depende de servidores, depende de fatores externos. No entanto, muita gente tem procurado e o crescimento tem sido exponencial.
Qual é o investimento é necessário para usar o equipamento da Hapolo? Nós não atendemos cliente final, mas a média de mercado que nossos clientes cobram de mensalidade vai de 29,90/mês a R$ 69,90, dependendo da região onde atuam.
Tens uma ideia, através de relatos de seus clientes, como por exemplo, seguradoras ou associações, sobre redução de sinistros com a implantação do rastreamento? Mesmo não sendo um serviço 100% garantido, pois depende de muitos fatores – equipamento, sinal GSM, região de cobertura e outros fatores – o feedback é sempre muito positivo, pois se o cliente não dispõe do rastreamento como que ele vai fazer para acompanhar tudo isso? Para quem tem transportadora, ou mesmo que tenha dois caminhões, o tamanho do investimento dele é grande para estar rodando na estrada. O risco é muito grande, e o investimento também. E além do caminhão, tem a carga, muitas vezes o valor dela corresponde à compra de dois a três caminhões. A questão de investir em rastreamento é muito importante e pequena pensando em tudo isso. Sempre foi importante, e pega regiões hoje em dia que essa questão é muito agressiva, muito perigoso realizar esse transporte, locais onde a incidência é muito maior. Então o pessoal realmente busca isso por questões de segurança.
Quantos clientes ativos a Hapolo tem na região da Amurel, Amesc, Amrec? Nós temos mais de 30, juntas, elas atendem mais de 50 mil placas que são rastreadas com as soluções da Hapolo.
Você tem outra empresa em Tubarão, a BG Marketing. Como ela surgiu? A BG Marketing nós começamos há oito anos, comecei com uma sociedade na parte de painel de LED. E depois nós decidimos seguir caminhos distintos. Hoje, a BG é a maior empresa de painel de LED da região – mídia outdoor eletrônico. Somos focados só em painel de LED. Temos um, em Sangão, em frente a Fucap, em Capivari de Baixo. Em Tubarão, temos em frente à Rodoviária, na Av. Padre Geraldo Spettmann, na Avenida Marcolino Martins Cabral – rótula da Socimed, na Av. Pedro Zapelini – em frente ao semáforo, temos um painel de LED em formato de totem no semáforo do Bairro Andrino e um totem no shopping da Unisul. Temos pontos diversificados, não focando apenas nas regiões centrais – são oito painéis.
Por que descentralizar para outros bairros? Consideramos bem importante, pois nesses pontos há também um grande fluxo de veículos. Nós temos trabalho para implantar sempre uma forma diversificada, porque geralmente os painéis de LED de outras empresas são na horizontal e sem acabamento. No nosso caso, temos uns na vertical, em formato de celular e outros dois em formato de TV, que nós aplicamos uma moldura retrô no formato de uma televisão antiga, fazemos as antenas também, justamente para chamar ainda mais a atenção das pessoas. Formatos diferente de apresentar nosso painel de LED ao público.
Como o empreendedor pode investir e estar em um desses painéis em pontos estratégicos da cidade e região? Nosso custo é bem acessível, não costumamos perder negócio. A média nossa é R$ 300 por mês.
Diferencial para investir? Não é necessário gastar com impressões, e quando o cliente quer trocar a mídia fica fácil. É possível fazer um contrato mensal, semestral ou anual. E nós damos um desconto a mais para clientes que optam por semestral ou anual. O cliente pode trocar a arte todo mês. Meu interesse é que meus clientes tenham retorno.
Qual o formato de exposição? O padrão de vídeos é de dez segundos, alguns clientes optam por 20 segundos e nós conseguimos fechar por um preço diferenciado, sem ser necessariamente o dobro. Funciona das 6h à meia-noite. Cada empresa aparece em média 300 vezes por dia. Nossos painéis têm em média um tamanho de 3x2 metros e 4x2 metros. O contato para contratar é o (48) 98413-3455. Importante destacar que no máximo são inseridas 25 empresas em cada local, justamente para garantir maior visibilidade a cada cliente.
Você tem algum objetivo diferente para este modelo de negócio? Estou com um projeto em desenvolvimento para cada vez mais fortalecer essa opção do LED. Um sonho que eu tenho é trazer um mega painel em Tubarão, porque aqui é minha terra natal. Eu visualizo alguns pontos, e assim como tem em Florianópolis, eu sonho com um grande assim em Tubarão.
* Matéria publicada na edição de Novembro/Dezembro de 2024 - Entrevista/Edição: Fabiano Bordignon - Decupagem: Joyce Santos - Revisão: Ronaldo Amorim Sant'Anna.