O empresário José Márcio Medeiros conta segredos da tradicional feijoada servida no Armazém e Bistrô João Nicca
No país do futebol, do carnaval e da cerveja, poucas coisas se relacionam tanto aos três gostos dos brasileiros como a feijoada, servida no Armazém e Bistrô João Nicca. Isto virou tradição aos sábados em Tubarão.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O prato típico de países que falam o mesmo idioma, como Portugal, Angola, Moçambique e nossa nação, está presente na mesa dos mais de 200 milhões de habitantes da nossa terra.
É elaborado pelo proprietário José Márcio Medeiros, sempre com feijão, farinha, arroz e com vários tipos de carne e outros acompanhamentos, que aguçam o paladar dos adeptos de uma boa culinária.
“Eu seleciono os ingredientes, tiro o que puder de gordura e o resto é segredo”, brinca José Márcio, que abriu seu negócio há nove anos e transformou o que era hobby em uma forma de ganhar dinheiro.
Além da homenagem ao pai, João Medeiros, o toque familiar no estabelecimento passa pelo próprio José Márcio. “Eu é que faço os pratos do almoço e do jantar”, revela. João Nicca, conta ele, sempre foi o apelido do genitor. “Confesso que não sei porque chamavam ele assim”, externa o empresário.
O espaço começou a funcionar em 25 de julho de 2015 e desde então vem crescendo e se popularizando no município e em cidades próximas. O Armazém e Bistrô tem pratos para almoço apenas aos sábados.
Em dias de semana, funciona entre 9h e 12h e das 14h à 0h, sempre com produtos variados. Apesar disso, em todas as noites em que abre, exceto nas segundas, tem pratos específicos do dia, todos preparados por José Márcio.
“Alguns eu mudo, faço alguma coisa que me dê vontade ou o que os clientes pedem”, relata. “Mas o bacalhau das sextas à noite eu nunca troco”, diz.
Quando chega o fim da semana e muitos diminuem o ritmo para um pouco de lazer, a feijoada é presença constante. Ela é servida todos os sábados, sempre por volta das 12h, e avança durante a tarde. E engana-se quem pensa que José Márcio deixa tudo para a última hora.
“Eu já começo a prepará-la na sexta. É um dos meus segredos”, detalha. Não que ela seja difícil de ser feita, até considero um prato simples. Mas o processo é lento”, explica.
Zé Márcio sempre teve como hobby a gastronomia. Apesar da rotina extensa de trabalho, gosta de preparar pratos para ele e a família. “E nunca como aqui, sempre deixo para me alimentar em casa”, fala. O gosto pela culinária fez o empresário conhecer vários Estados e descobrir particularidades inclusive da feijoada. “Em cada local você prepara ela de uma forma. Varia também de país para país”, conta.
As viagens do empresário renderam amizades que até hoje contribuem com seu negócio. No Armazém e Bistrô João Nicca é possível encontrar diversos produtos selecionados, trazidos de várias partes do país e até do exterior.
Cardápio
Dias da semana (à noite)
Terça-feira – Dobradinha
Quarta-feira – Kibe, Kafta, Tabule...
Quinta-feira – Galeto ao Primo Canto
Sexta-feira – Bacalhau
Fim de semana (meio-dia)
Sábado – Feijoada
Domingo – Fechado
Serviço
O Armazém e Bistrô João Nicca também possui espaço fechado para eventos, como aniversários, palestras, recepções e ações empresariais. Atende na Rua Rui Barbosa, 319, Centro de Tubarão.
* Matéria publicada na edição de Julho/Agosto de 2024 - Texto: Joyce Santos - Edição: Fabiano Bordignon - Revisão: Ronaldo Amorim Sant'Anna.