Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
28 °C
14 °C

De vendedor de picolé à supervisor do Porto de Imbituba

Quem é o jovem empresário Marcos Juliano de Souza, o Marcão, que aos 40 anos mantém sua empresa há quase 20, e se dedica às pessoas

Por Redação
21/07/2024 - 14h50.Atualizada em 21/07/2024 - 19h46
Marcão é considerado um amigo da comunidade - Fotos: Divulgação/Revista Única

Marcos Juliano de Souza, de 40 anos, é natural de Tubarão. Nasceu na região de Rio do Pouso. Quando ele tinha quatro anos seus pais se separaram e ele foi morar no Morro da Caixa D´àgua, um local situado do Bairro Fábio Silva.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Marcão, como é conhecido, teve a primeira experiência em atendimento ao público ainda na infância, aos sete anos, quando uma vizinha que fabricava picolés ofereceu uma caixa do produto para ele comercializar no bairro. “Eu nem sabia dar o troco do dinheiro ainda, as pessoas que indicavam a quantia. E segui vendendo assim até aprender”, relembra. 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foi o início de uma jornada que segue até hoje. Marcão conta que começou a diversificar os produtos que vendia para ter um dinheiro seu. Já adolescente iniciou o trabalho em oficinas de veículos no Bairro Oficinas.

Um período se passou e veio a oportunidade de trabalhar em uma empresa de refrigeração – Nunes Refrigeração – um negócio bem-conceituado na cidade e com bastante demanda de trabalho. Com essa experiência, ainda adolescente, aos 14 anos passou a trabalhar em outra empresa do segmento, a Luizinho Refrigerações onde ficou por cinco anos. 

De acordo com Marcão, o empresário Luizinho além de seu amigo, ele o considera seu segundo pai. Ele também tinha uma proximidade com a política local e isso despertou sua curiosidade. “Eu aprendi a trabalhar com refrigeração e percebi que era uma área promissora, mas também gostei de ver a aproximação do Luizinho com o meio político”, detalha. Luizinho foi duas vezes candidato a vereador e é natural do Bairro KM 60. 

Nesse momento Marcão já havia atingido a maior idade e teve a oportunidade de empreender na área que havia se dedicado até então. “Conheci o Vieira, à época, ele tinha uma empresa de refrigeração. Após algumas conversas ele me vendeu a Consular, que tinha sede no Balneário Camacho”, pontua. 

Dez anos se passaram e após se consolidar em Jaguaruna, Marcão conseguiu retornar para Tubarão, transferindo sua empresa para o município. Ele pôde novamente estar mais próximo de sua família que vive na comunidade da Guarda da Margem Esquerda. “Eu tenho as melhores lembranças da minha infância lá no bairro. Meus tios estão mais velhos e eu gosto de estar próximo”, destaca. Neste ano, a Consular completa 19 anos sob sua direção, somando os períodos em Jaguaruna e Tubarão.

Envolvido com a comunidade

Mas o então empreendedor não abandonou o gosto pela vida pública. Buscou se inteirar de como estavam sendo atendidas às pessoas de seu bairro do coração, e de outras comunidades. Interagiu com agentes políticos e incentivando pelo advogado e amigo Dr. Reny Tito Heinzen acompanhou propostas para a cidade, enfim, se mostrou disposto, interessado e ativo na comunidade. 

Em 2020, aquele mero menino que vendeu picolé e entregou jornal na infância teve seu passado vitorioso ainda mais reconhecido. Marcão foi convidado para ser coordenador de frota de veículos da Secretaria de Infraestrutura da prefeitura de Tubarão. 

Dois anos depois, ele fez um trabalho intenso durante a campanha vitoriosa do deputado estadual Estener Soratto (PL) e em 2023 assumiu um cargo de confiança no Porto de Imbituba. 

“Fui coordenador de segurança de acesso do porto, e depois fui promovido a supervisor e fiscal de dragagem do canal de acesso do Porto de Imbituba e sigo em constante busca por capacitação na área pública. Mesmo mantendo a minha empresa até hoje, e com boa carta de clientes, eu quero continuar atuante na gestão pública. Esse objetivo me motivou a buscar mais estudos e no final deste ano me formo na área pela Unisul”, salienta Marcão, que também possui cursos de eletrotécnica e técnico em refrigeração. 

Solidariedade

No espírito político que desenvolve em sua trajetória, Marcão aprendeu a verdadeira importância de trabalhar em prol do próximo. Assim concilia um momento de lazer e preparo físico para praticar a solidariedade e se prontificar a ajudar quem precisa. 

“Nós temos uma turma de futebol que se reúne toda semana. Nossa principal bandeira é angariar donativos para pessoas carentes. No 'Amigos da Quinta', nome do nosso grupo, todo mês nós definimos alguma família, pessoas que possam estar precisando de alimentos ou algum serviço e buscamos auxiliar. Já realizamos também ação solidária no Natal”, conta Marcão. O grupo tem 18 anos de história. 

Família

Marcos Juliano de Souza é casado com Adriana dos Santos Ferreira. É pai de Elias dos Santos Ferreira, Aline dos Santos Ferreira Silva e Juliano Ferreira de Souza. 

* Matéria publicada na edição de maio/junho de 2024 - Texto: Joyce Santos - Edição: Fabiano Bordignon - Revisão: Ronaldo Amorim Sant'Anna.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2024 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR