Novo presidente do Legislativo, Herivelton Silva chama atenção para a nova Lei das Licitações e aposta na proximidade com os cidadãos para ano importante
Tomou posse na presidência da Câmara de Capivari de Baixo, em janeiro, Herivelton Silva (PL), o China, com o objetivo de ser um facilitador do processo como presidente, além de cuidar do dinheiro público com muita responsabilidade em um ano de muita expectativa.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
“Pelo fato de ser um ano eleitoral, o meio político considera um ano curto. Com isso, é importante correr contra o tempo. Em parceria com nossos deputados federais e estaduais vamos em busca de recursos para o nosso município”, analisa Herivelton.
No início do mandato, ele conta que já encarou uma questão importante com a implementação da nova Lei de Licitação, que para ele, “pegou todas as cidades de surpresa”.
“Fizemos uma consulta ao Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC), junto aos conselheiros, para tirar dúvidas e verificar como conduzir os trabalhos e instruir ao setor de compras também com muita responsabilidade”, detalha.
O presidente da Câmara acredita na proposta do Executivo para este último ano de mandato. Antecipa que terá uma atuação parceira no Legislativo para que o governo municipal possa fazer o “Transforma Capivari”, um programa que irá trazer crescimento para a cidade, de acordo com ele.
Antes de assumir o compromisso de estar à frente da Câmara, Herivelton também desempenhou uma atuação próxima à população em seu mandato como vereador e integrante da administração.
Segundo ele, foi um período que passou por momentos delicados. Os cidadãos de Capivari de Baixo precisaram de atenção especial de quem estava próximo das decisões no município.
“Fazendo um resumo de tudo isso, tudo serve como experiência. Foi um mandato turbulento, teve o processo de mudança de prefeito. Eu tive a oportunidade de acompanhar de perto, mas passou e agora a Justiça fará a parte dela”, analisa.
China lembra que tomou os devidos cuidados para conduzir as informações para a população. “Voltaram atrás na questão do IPTU e a casa Legislativa se prontificou a cuidar do Executivo a questão do reajuste. Fiquei um ano e oito meses como chefe de gabinete, retornando para o Legislativo em agosto de 2023”, explica.
O ingresso na política
China ingressou na vida pública há dez anos. “Trabalhei por 15 anos em uma metalúrgica e lá surgiu a ideia. Minha família me apoiou desde o início, mesmo sendo o primeiro a se propor a exercer um cargo público”, conta. “Venci a eleição para vereador e consegui a reeleição”, acrescenta.
Segundo ele, a política precisa de pessoas novas que se disponham a ser um canal de comunicação. “Também tenho grande apoio da Igreja e vejo como muito importante que os políticos também tenham fé – tenham Deus no coração para buscar o conhecimento. Gosto de me sentir um canal de bênçãos de Deus na vida das pessoas”, pontua.
Um projeto que precisa avançar
China exemplifica o seu projeto, que atua diretamente na melhoria do recolhimento de lixo. Foi no seu primeiro mandato que a proposta previu uma melhor eficácia na limpeza de terrenos baldios na cidade.
“Eu sugeri que, primeiro, o dono do imóvel deveria ser notificado – e em seguida, a sugestão foi que o município limpasse, mas descontasse o valor no IPTU. Pena que não existam pessoas para trabalhar na fiscalização e o projeto, apesar de ser considerado relevante, não avançou”, lamenta.
Herivelton Silva
É casado desde os 20 anos de idade com a Lidiane, de Pescaria Brava, e pai de Ludmila, 18 anos e de Enzo, 12 anos. China trabalhou desde os 14 anos de idade como servente de pedreiro com seu avô. Depois atuou longo período no ramo metalúrgico. Os avós e seus pais, Nazareno Correia de Souza e Isonete Silva de Souza, são de Capivari de Baixo.
*Matéria publicada na edição de janeiro/fevereiro de 2024 - Texto: Joyce Santos - Edição: Fabiano Bordignon - Revisão: Ronaldo Amorim Sant'Anna.