Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
31 °C
18 °C

Simulado no Fórum de Criciúma testa plano de emergência da comarca

Atividade teve ampla adesão e resposta rápida dos bombeiros

Por Redação, Revista Única
14/06/2025 - 09h51
Servidores, magistrados e membros do Ministério Público participaram ativamente do exercício. - Foto: Divulgação

Um simulado de evacuação de edificação foi realizado no Fórum da comarca de Criciúma, como parte do Programa de Prevenção de Acidentes no Ambiente de Trabalho e de Capacitação das Brigadas de Incêndio do Poder Judiciário de Santa Catarina.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

A ação realizada na última quinta-feira, 12 de junho, coordenada pela Academia Judicial em parceria com a Assessoria do Corpo de Bombeiros Militar, teve como objetivo testar a eficácia do Plano de Emergência da unidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A adesão foi expressiva. Servidores, magistrados e membros do Ministério Público participaram ativamente do exercício.

Apenas as pessoas envolvidas em audiências em andamento permaneceram no prédio durante a simulação. A evacuação total foi concluída antes mesmo da chegada da equipe do Corpo de Bombeiros, que compareceu ao local em apenas cinco minutos após o acionamento.

O exercício, segundo os Bombeiros, reforça a importância do preparo e da conscientização para emergências. Estudos apontam que a principal causa de vítimas em incêndios é a falta de conhecimento sobre rotas de fuga, agravada pelo pânico.

Casos como o incêndio na boate Kiss, em 2013, e no Edifício Joelma, no ano de1974, evidenciam a gravidade de falhas nos procedimentos de evacuação.

O Coronel Fabiano Bastos das Neves destaca que a principal causa de vítimas em incêndios em edificações não é o fogo em si, mas a falta de conhecimento sobre as rotas de saída.

Ele reforça que, quando as pessoas entram em pânico, a correria pode levar a quedas, pisoteamentos, e até ao uso indevido de elevadores ou ao aprisionamento em espaços confinados.

“Esses fatores agravam ainda mais a situação e colocam vidas em risco. Por isso, reforçamos a importância do planejamento e da realização periódica de exercícios de evacuação. Eles salvam vidas. Se você tiver a oportunidade de participar, não hesite. É um investimento em segurança para todos”, alerta.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2025 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR