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Proposta do Estado para o Morro dos Cavalos na BR-101 avança e deve por fim a gargalo histórico na região

O novo trecho está sendo planejado para suportar velocidade de até 80 km/h

Por Redação
24/04/2025 - 09h11
A proposta do governo do Estado em parceria com a Alesc foi recebida pelo Ministério dos Transportes e será estudada tecnicamente - Foto: Eduardo Valente

O governador Jorginho Mello apresentou em Brasília na última quarta-feira, 23 de abril, ao ministro dos Transportes, Renan Filho, o projeto do contorno rodoviário no trecho da BR-101, na região do Morro dos Cavalos.

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A proposta, elaborada pelo Governo do Estado em parceria com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), foi recebida pelo ministério e será estudada tecnicamente. 

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Caso seja confirmada como a melhor solução para a região, a obra do contorno poderá finalmente sair do papel, resolvendo um dos principais gargalos logísticos de Santa Catarina.

“A proposta foi bem recebida pelo Ministério dos Transportes, o que mostra que estamos avançando na busca de uma solução definitiva para o Morro dos Cavalos. O Governo de Santa Catarina está comprometido em resolver esse problema com responsabilidade e planejamento”, destacou o governador Jorginho Mello.

O projeto prevê a implantação de um binário de 5,2 km, com obras que incluem ponte sobre o Rio Maciambú, viaduto sobre a BR-101 e reformulação da pista existente.

O novo trecho está sendo planejado para suportar velocidade de até 80 km/h, com foco na segurança e na fluidez do tráfego.

O investimento estimado é de R$ 291,3 milhões. Atualmente, o projeto está em fase de elaboração do anteprojeto e encaminhamentos para o licenciamento ambiental, com atenção especial à travessia de áreas indígenas e do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.

A proposta será analisada pelo Ministério dos Transportes e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Com o projeto de engenharia finalizado, a obra poderá ser incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ou viabilizada dentro da futura concessão da BR-101.

A inclusão da obra na concessão é considerada uma alternativa eficaz para garantir recursos e viabilizar a execução o quanto antes.

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