Eles argumentam a realização de Estudo Hidrológico antes da obra, para medir os impactos que poderá trazer à região do Camacho
Uma manifestação contra a abertura do Rio Dragado está marcada para terça-feira, 12 de dezembro, a partir das 14h, na ponte da Barra do Camacho, em Jaguaruna. O protesto é organizado por pescadores, moradores, presidentes de associações de pesca e autoridades.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O Rio Dragado fica na região da Ilha, em Laguna, próximo ao limite com o município de Jaguaruna. Contudo, a sua possível abertura, conforme vem sendo debatida nos últimos meses, está preocupando os moradores da vizinha Jaguaruna, onde pescadores locais exigem que seja feito um Estudo Hidrológico para saber o impacto da obra na lagoa de Garopaba do Sul e Camacho.
O vereador Antônio Marcos Martins, de Jaguaruna, é uma das lideranças à frente da manifestação. “Alguns técnicos acreditam que a abertura do Rio Dragado pode interferir na vazão e nível da lagoa, com a possibilidade de diminuir a vazante que faz o desassoreamento natural do canal da Barra. Essa é a preocupação dos pescadores”, explica ele, destacando a necessidade do Estudo Hidrológico antes da abertura do rio.
Pescadores em Laguna pedem a abertura do Rio Dragado
Pela parte de Laguna, no entanto, há um movimento pela abertura do Rio Dragado. Pescadores marcaram para a manhã do último sábado, 09 de dezembro, próximo à balsa, uma manifestação a favor da obra.
Eles acreditam que, sem a abertura, em 30 anos a Lagoa de Santa Marta pode sumir devido ao seu assoreamento. Afirmam também que o Rio Dragado aberto seria mais um canal extravasor para o Rio Tubarão, além de ajudar a oxigenar e salinizar a Lagoa de Santa Marta, através do Camacho, trazendo larvas de peixe, camarão e siri.
Em abril a Câmara de Vereadores de Laguna também promoveu uma audiência pública para debater a reabertura do Rio Dragado. As informações são de Folha Regional.