Unidade hospitalar foi fechada após o tornado que acometeu o prédio em novembro de 2023
O Hospital Dom Joaquim, de Sombrio, administrado pelo Instituto Maria Schmitt (IMAS), retomou as cirurgias na última segunda-feira, 11 de março, além de reabrir diversos setores da unidade.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O hospital foi fechado após o tornado que acometeu o prédio em novembro de 2023. Ao todo, 14 pacientes passaram por procedimentos cirúrgicos neste primeiro dia de retomada.
Também foram reativados os 19 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) geral e 10 leitos de UTI pediátrico, além da clínica cirúrgica, com 30 leitos para atendimento dos pacientes no pré e pós cirurgia. O setor de diagnóstico também voltou a operar de forma plena.
Para reabertura da unidade foi realizada a campanha Abrace Hospital Dom Joaquim, além de contar com o apoio do Governo do Estado e da comunidade para a realização da obra.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem no Hospital Dom Joaquim um importante parceiro na realização de cirurgias eletivas ortopédicas de alta complexidade, que possui maior demanda no estado. Desde que recebeu a habilitação estadual em junho de 2023, a unidade estava aumentando mensalmente sua produção, chegando a 500 procedimentos em outubro.
Com a reabertura a expectativa é dobrar o número de cirurgias por mês. Neste ano, o hospital também irá começar a realizar cirurgias bariátricas. O Programa de Valorização dos Hospitais garantirá um incentivo fixo de mais de R$1,3 milhão, além da previsão de R$2,4 milhões para cirurgias eletivas em 2024.