Competição em Joaçaba, contou com a participação de 17 estudantes da Rede Municipal de Ensino
Desempenho dos estudantes de Criciúma foi considerado bastante positivo e superou as expectativas - Foto: Divulgação Os estudantes de nove escolas da Rede Municipal de Ensino que representaram Criciúma na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) voltaram para casa com quatro importantes premiações.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Organizados em cinco times, os 17 alunos do 8º e 9º anos participaram da competição que foi realizada em Joaçaba, no último sábado, 16 de agosto.
A equipe Flake Criciúma recebeu o Prêmio de Programação; enquanto o grupo RC Criciúma foi reconhecido com o Prêmio de Robustez;
já o time DCE Criciúma foi destaque ao receber o Prêmio de Design; e a equipe Snow Team Criciúma conquistou o Prêmio Destaque – Nível 2.
Os alunos integram o grupo de alto desempenho do Clube de Robótica, iniciativa que estimula o aprendizado em tecnologia, inovação e o trabalho em equipe.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Geovana Benedet Zanette, o desempenho dos estudantes de Criciúma foi considerado bastante positivo e superou as expectativas.
“Além das conquistas, cada equipe demonstrou criatividade, espírito de colaboração e grande evolução técnica, principalmente em áreas como programação, design e estratégia de construção”, pontuou Geovana.
Na competição, os alunos tiveram que apresentar robôs bombeiros desenvolvidos para executar tarefas de forma totalmente autônoma.
Entre os desafios, estavam seguir linhas, escolher caminhos corretos, desviar de obstáculos, superar lombadas, localizar “vítimas” representadas por bolinhas de isopor e transportá-las para um local seguro.
“Mais do que medalhas, a participação reafirma o potencial dos estudantes e o fortalecimento da robótica educacional no município, mostrando que Criciúma está entre as cidades de destaque no cenário estadual”, declarou a coordenadora do Clube de Robótica do município, Jessica Fernandes de Souza.
Confira abaixo os alunos e escolas premiados na etapa estadual da OBR:
Prêmio Programação – Equipe Flake Criciúma:
Pablo dos Santos Fernandes (Escola Fillho do Mineiro)
Arthur Gonçalves Bif (Escola Judite Duarte de Oliveira)
Luiz Miguel Feuser da Silva (Escola Oswaldo Hülse)
Emanuel Gregório Ricardo (Escola Érico Nonnenmacher)
Prêmio Robustez – Equipe RC Criciúma:
Angelo Uggioni Simão e Augusto Mendes Tinelli (Escola Luiz Lazzarin)
Artur Corrêa Henkes e João Pedro Seixas Luiz (Escola José Contim Portella)
Prêmio Design – Equipe DCE Criciúma:
Davi de Melo Pedroso, Enzo Rocha de Souza e Carlos Daniel Dondossola Feliciano (Escola Maria de Lourdes Carneiro)
Prêmio Destaque Nível 2 – Equipe Snow Team Criciúma:
Marco Antônio Correa Padilha (Escola Maria de Lourdes Carneiro)
Luiz Henrique de Sá Nazario (Escola Oswaldo Hülse)
Miguel Martins Castro (Escola Caetano Ronchi)