Ação faz parte do Projeto Empreender na Economia Criativa
De maio a junho, série de iniciativas gratuitas impulsionam talentos locais - Foto: Divulgação Entre os meses de maio e junho, a maior cidade do Sul catarinense se transforma em um polo de cultura, inovação e empreendedorismo com a realização do projeto Empreender na Economia Criativa - Cultura Criativa Criciúma.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A iniciativa promove uma série de oficinas, workshops e palestras gratuitas voltadas para áreas como audiovisual, moda, música, dança e teatro.
A iniciativa é uma realização da Cinebrasil Produções e Entretenimento, com recursos do Governo Federal por meio da Lei Aldir Blanc, repassados pelo Governo do Estado de Santa Catarina ao Município de Criciúma.
“Atuo como produtor e diretor há mais de uma década em Criciúma e posso afirmar com propriedade: a economia criativa é um caminho potente para o desenvolvimento da nossa cidade. Este projeto é uma ponte entre os talentos locais e o mercado nacional. Queremos gerar impacto real, ao capacitar jovens, fomentar negócios e colocar Criciúma no mapa da inovação cultural”, afirma o CEO da Cinebrasil, Anderson Lourenço.
O projeto encerra no dia 7 de junho, em um grande encontro de networking no Centro de Inovação Criciúma (CRIO), que reunirá participantes e convidados, além de empresários, produtores e artistas locais, promovendo trocas, conexões e novas parcerias.
Desenvolvimento, capacitação e conexões com o eixo Rio-São Paulo
Com o objetivo de formar e desenvolver produtores executivos e empreendedores culturais, o Empreender na Economia Criativa - Cultura Criativa Criciúma busca atender às novas demandas de mercado, como o uso de inteligência artificial (IA), as plataformas de streaming e as parcerias público-privadas.
“O nosso foco é capacitar agentes culturais e empreendedores locais, oferecendo ferramentas práticas para gestão de projetos e criação de oportunidades reais de mercado”, explica o diretor de produção do projeto, Marcelo Caldas.
Entre os destaques da programação está a participação do ator Hugo Bonèmer, conhecido pela atuação em novelas da TV Globo e, mais recentemente, indicado a uma premiação internacional pela série Senna, da Netflix. Bonèmer ministrará workshop inédito sobre Teatro Musical.
“Trazer o Hugo é uma forma de ampliar horizontes. Ele é um profissional completo, do palco à produção executiva, e a sua presença abre caminhos para o desenvolvimento do teatro musical na cidade”, completa.
Como participar
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. As inscrições podem ser feitas por meio do perfil oficial no Instagram: @empreender_criativo_criciuma, onde os interessados encontram o link na bio para preencher o formulário de inscrição.
“Acreditamos que o fortalecimento da cultura local passa pela formação, pelo acesso ao conhecimento e pelas conexões que conseguimos gerar. Este é um convite para que os talentos da cidade deem um passo à frente”, conclui Caldas.
As atividades acontecem em diversos pontos de Criciúma, como Unesc, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Praça CEU, Fundação Cultural de Criciúma (FCC) e Abadeus.
Entre os temas abordados estão criação de conteúdo para web; dança (do Jazz ao Hip Hop); empreendedorismo na moda e audiovisual; técnicas de oratória; edição de vídeos com celular; produção de feiras e eventos; estratégias para músicos independentes e teatro musical com Hugo Bonèmer.
Atividades do projeto Empreender na Economia Criativa - Cultura Criativa Criciúma:
26 de abril – Desenvolvendo a Carreira na Linguagem da Dança
- Mentor: Maxwell Sandeer Flor
- Local: Sala 4 – Curso de Educação Física da Unesc
- Horário: 10h às 12h
29 de abril e 06 de maio – Criação de Conteúdo para Web (2 encontros)
- Mentores: Anderson Lourenço e Dani Liss
- Locais: CRAS Próspera e CRAS Santa Luzia
- Horário: 13h
16 de maio – Oportunidades e Inovações no Audiovisual
- Mentor: Marcelo Caldas
- Local: Praça CEU
- Horário: 18h30min às 20h30min
19 e 26 de maio – Empreendedorismo no Audiovisual e Meios Digitais (2 encontros)
- Mentor: Marcelo Laurindo
- Local: Abadeus
- Horário: 13h30min às 16h30min
21 de maio – Empreendedorismo na Moda: “Como empreender com meu tipo de negócio?”
- Mentora: Lidi Francisco
- Local: Abadeus
- Horário: 13h30min às 16h
23 de maio – Palestra e Dinâmica sobre Empreendedorismo
- Mentor: Gustavo Teixeira
- Local: Abadeus
- Horário: 9h
25 de maio – Do Jazz ao Hip Hop Dance: Criação, Repertório e Trajetória Cultural
- Mentores: Maxwell Sandeer Flor e Marcelo Caldas
- Local: Casa do Hip Hop Flor e Ser – Associação Dança Criciúma
- Horário: 17h às 19h
30 de maio – Empreendedorismo na Moda (2ª edição)
- Mentores: Lidi Francisco e Marcelo Caldas
- Local: Praça CEU
- Horário: 18h30min às 21h30min
3 e 10 de junho – Do Zero ao Streaming: O Caminho do Músico Independente (2 encontros)
- Mentor: Paulo Alvarenga
- Local: Abadeu
- Horário: 18h30min
5 de junho – Encontro de Produtores de Feiras e Eventos de Criciúma
- Mentora: Tamyris Souza
- Local: FCC
- Horário: 18h30min às 21h30min
6 de junho – Práticas para Desenvolvimento de Teatro Musical
- Mentor: Hugo Bonèmer
- Local: FCC
- Horário: 10h às 17h