Bloqueio preventivo começou às 21h no trecho
A BR-101, no Morro dos Cavalos, foi liberada por volta das 2h desta sexta-feira, 11 de abril, após a interdição feita pela concessionária Arteris, responsável pelo trecho, em função do grande volume de chuva que caiu na Grande Florianópolis na última quinta-feira, 10 de abril.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O bloqueio começou às 21h e durou cerca de cinco horas. O Litoral Sul, principal afetado pelas chuvas de ontem ainda deve ter instabilidade, porém sem grandes acumulados.
Conforme a Arteris, a liberação foi feita após avaliação da equipe técnica de engenharia. Por volta das 5h, já não havia filas no trecho. O bloqueio foi feito no Km 229 (sentido Sul) e no Km 236 (sentido Norte).
A interdição foi feita de forma preventiva, para manter a segurança dos transeuntes. Algumas cidades registraram todo o volume de chuva previsto para o mês de abril nas últimas 24 horas.
Chuva de um mês em 24 horas
Cidades catarinenses, especialmente entre a capital e o Litoral Sul, registraram grandes acumulados de chuva entre a madrugada e a tarde da última quinta-feira.
Com isso, houve alagamentos e enxurradas, além de quedas de árvores e outros danos registrados.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, a chuva intensa aconteceu por conta de instabilidades e da atuação da circulação marítima, ou seja, do deslocamento da umidade vinda do oceano em direção ao continente.
Os municípios com os maiores acumulados foram Florianópolis e Imbituba, com registro de 114 milímetros (Lagoa da Conceição) e 105 milímetros (Porto de Imbituba), conforme as estações da Epagri/Ciram.