Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
35 °C
19 °C

Morro dos Cavalos: Bancada do Sul quer audiência com o governo federal

Medida visa solução imediata para evitar acidentes no local

Por Redação
08/04/2025 - 20h00.Atualizada em 08/04/2025 - 20h18
Bancada Sul - Foto: Vicente Schmitt/Agência AL

Assim como no ano passado, quando o tráfego ficou bloqueado por vários dias, a situação do Morro dos Cavalos tem preocupado as lideranças do sul de Santa Catarina.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

A Bancada do Sul na Assembleia Legislativa vai apresentar uma moção ao governo federal apelando por uma solução imediata e solicitará audiência com o presidente da República e o ministro dos Transportes.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A construção de um túnel no Morro dos Cavalos, uma reivindicação de décadas, é urgente. O acidente do último fim de semana, quando vários carros pegaram fogo após o caminhão tombar e que por pouco não foi fatal, reacendeu o sinal de alerta. Trata-se de uma tragédia anunciada”, lamenta o deputado estadual Pepê Collaço.

Nesta terça-feira, 08 de abril, filas quilométricas voltaram a se formar no sentido norte. A concessionária fechou uma das faixas da pista para a remoção de árvores queimadas no acidente com um caminhão-tanque. 

Centenas de pessoas ficaram horas presas no congestionamento e outras não conseguiram chegar a tempo de seus compromissos.

Uma das justificativas muito difundida sobre a complexidade de tirar a obra do papel seria a negativa por parte da comunidade indígena que mora no Morro dos Cavalos. Entretanto, líderes da tribo e também a Funai há anos já sinalizaram que são favoráveis ao túnel. 

Em abril de 2024, Pepê conversou com o ministro dos Transportes, Renan Filho, sobre o assunto. Na ocasião, o ministro afirmou ao deputado que o túnel era visto como prioridade e havia a possibilidade de o projeto ser executado pela concessionária do trecho da rodovia. 

“O Ibama também já emitiu licença de instalação, o que confirma que não se trata de um problema ambiental. Então, o que falta para entenderem que se trata de uma obra prioritária? Nós queremos respostas mais eficientes do governo federal”, reforça o deputado. O custo da obra é estimado em mais de R$ 1 bilhão.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2025 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR