Revisão do visto americano inclui análise de redes sociais, registros policiais e de imigração
O governo americano anunciou que está analisando mais de 55 milhões de pessoas com vistos válidos para os EUA – Foto: Canva O governo dos Estados Unidos anunciou, na última quinta-feira, 21 de agosto, que está analisando mais de 55 milhões de pessoas com vistos válidos para os EUA em busca de violações no visto americano que possam levar à deportação, marcando uma repressão contra estrangeiros autorizados a permanecer no país.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Em resposta por escrito a uma pergunta da Associated Press, o Departamento de Estado disse que “todos os portadores de visto dos EUA, o que pode incluir turistas de muitos países, estão sujeitos a uma verificação contínua”, com foco em qualquer indício de que eles possam ser inelegíveis para obter permissão para entrar ou permanecer nos Estados Unidos.
Caso constate “violações das regras de imigração”, o visto será imediatamente revogado, e o cidadão estrangeiro pode ser deportado caso esteja em solo norte-americano – incluindo os que estejam fazendo turismo nos Estados Unidos.
Visto americano dos imigrantes na mira de Trump
Desde que o presidente Donald Trump assumiu o cargo, seu governo tem se concentrado em deportar imigrantes ilegais nos Estados Unidos, bem como portadores de vistos de estudante e de intercâmbio.
A nova linguagem do Departamento de Estado sugere que o processo de verificação contínua, que as autoridades reconhecem ser demorado, é muito mais difundido e pode significar que mesmo quem esteja com o seu visto americano aprovado para permanecer nos EUA poderá ter sua permissão revogada abruptamente.