Ele lutava contra um câncer
Clem Burke, baterista do grupo nova-iorquino Blondie, morreu nesta segunda-feira, 07 de abril, aos 70 anos.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Ele lutava contra um câncer. A banda da qual ele fazia parte era um dos maiores nomes da new wave (nova onda, em português), e era dona de hits como “Heart of glass“, “Hanging on the telephone”, “One way or another” e “The tide is high”. As informações são do O Globo.
“É com profunda tristeza que transmitimos a notícia do falecimento de nosso querido amigo e companheiro de banda Clem Burke após uma batalha particular contra o câncer”, escreveu o Blondie nas contas das redes sociais nesta segunda-feira.
Recrutado pelos cofundadores do Blondie, a cantora Debbie Harry e o guitarrista Chris Stein, Burke estava com a banda desde 1975. O crédito do esforço para manter o grupo unido é dele: quando os dois consideraram se separar após a saída do baixista original Fred Smith para Television, outra lenda da new wave de Nova York, foi Burke quem impediu. Na mesma época, o baterista ainda convenceu o amigo Gary Valentine a ir tocar baixo com o Blondie.
“Clem não era apenas um baterista; ele era o coração do Blondie. Seu talento, energia e paixão pela música eram inigualáveis, e suas contribuições para nosso som e sucesso são imensuráveis”, escreveu o grupo na publicação.
“Seu espírito vibrante, entusiasmo contagiante e ética de trabalho sólida como uma rocha tocaram todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. A influência de Clem se estendeu muito além do Blondie.”