Tecnologia de trilho virtual leva a mobilidade urbana a outro nível
A China desenvolveu uma tecnologia inovadora que promete transformar o transporte: um trem que não necessita de trilhos ou motorista.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Entenda como funciona este veículo com trilhos virtuais e suas implicações para o futuro da mobilidade.
As gigantescas cidades chinesas apresentam um verdadeiro desafio para as autoridades em termos de mobilidade urbana. Para enfrentar esse problema, a China está inovando com soluções avançadas para melhorar o transporte de passageiros.
Um exemplo disso é o Autonomous Rail Rapid Transit (ART), o primeiro trem do mundo que não precisa de trilhos. Este veículo revolucionário utiliza tecnologia de trilhos virtuais, proporcionando uma nova era no transporte urbano eficiente e sustentável.
A tecnologia do trem que não precisa de trilhos foi desenvolvida pela CRRC Corporation e usa um sistema de detecção magnética do solo que possibilita que as composições se guiem sozinhas. Veículo opera com pneus de borracha com trajetória pré-definidas remotamente, contando, basicamente, com trilhos virtuais.
Desta forma, não precisa de condutor, permitindo que ele circule por vias comuns, ao lado de carros. Além disso, um sistema autônomo de detecção de pedestres e obstáculos na via evita que haja qualquer tipo de acidente.