Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
26 °C
11 °C

Canais de Veneza secam e preocupam autoridades em período de seca na Itália

***

Por Redação
23/02/2023 - 10h03
Foto: Internet

A região central de Veneza, na Itália, passa a preocupar autoridades locais após uma forte onde de seca minar o tráfego fluvial. A preocupação, segundo especialistas locais, se deve porque o atual período de seca ocorre em um período o qual Veneza sofre com inundações.

:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui

O grupo Legambiente, ambientalistas que acompanham as variações hídricas da região, afirmaram que os “rios e lagos italianos sofrem com a grave falta de água”.

O rio mais longo da Itália, chamado de Pó, vai dos Alpes até o Adriático e encontra-se com 61% menos água do que o normal nesta época.

Após sucessivas semanas do inverno europeu, foi detectado uma diminuição acentuada na quantidade de neve nos Alpes e o fator, aliado à falta de chuvas, sistemas de alta pressão e a fase lunar, fizeram com que os rios que passam pela cidade secassem e dificultassem as passagens das gôndolas, táxis aquáticos e ambulâncias fluviais em alguns dos canais que passam estrategicamente pelo município.

Em entrevista ao jornal Corriere della Sera, o especialista em clima Massimiliano Pasqui, do instituto italiano de pesquisa científica CNR, afirmou que Veneza está em uma situação de “situação de déficit hídrico que vem se acumulando desde o inverno de 2020-2021”.

Ainda segundo a CNR será preciso “recuperar 500 milímetros nas regiões do noroeste: precisamos de 50 dias de chuva”. Já na região norte da Itália, os níveis de água caíram para mínimos recordes.

Segundo a última previsão climática, nos próximos dias é esperada que haja precipitação de neve nos Alpes, o que auxiliaria na retomada do trânsito fluvial na cidade italiana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2024 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR