Confira a previsão do tempo
Sistema de baixa pressão traz instabilidades - Foto: Divulgação Nesta sexta-feira, 12 de dezembro, a formação de uma nova área de baixa pressão no interior do continente deixa o tempo instável em todas as regiões de Santa Catarina.
Há condições para temporais isolados, acompanhados por raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa, especialmente nas áreas que fazem divisa com o Paraná.
O dia amanhece com temperaturas mínimas variando entre 15 e 18°C no Meio-Oeste e nos Planaltos e entre 18 e 23°C nas demais regiões. À tarde, as máximas ficam próximas dos 30°C no Litoral e em áreas próximas e variam entre 24 e 27°C nas demais regiões do estado.
No sábado, 13 de dezembro, as condições para temporais aumentam em todo o estado já durante a madrugada, com condições para raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa, especialmente no Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, persistindo até o período da tarde. No decorrer da noite, as instabilidades tendem a diminuir.
O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, queda de galhos e árvores e destelhamentos.
No domingo, 14 de dezembro, o tempo permanece instável, com variação de nuvens e chuva a qualquer hora, especialmente nas áreas que fazem divisa com o Paraná. No Litoral, a chuva tende a ser persistente. À tarde, a soma da umidade disponível na atmosfera com o calor, favorece o desenvolvimento de temporais isolados.
O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas. O dia amanhece com temperaturas em torno de 20°C no Litoral e no Oeste catarinense e variando entre 15 e 19°C do Meio-Oeste aos Planaltos.
Na segunda-feira, 15 de dezembro,a aproximação e avanço de uma frente fria deixa o tempo instável em toda SC e aumenta as condições para temporais com raios, rajadas de vento, chuva pontualmente intensa e eventual queda de granizo. Neste dia, o risco para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos é moderado a pontualmente alto, especialmente no Grande Oeste, nas áreas que fazem divisa com o Rio Grande do Sul e na Grande Florianópolis.