As informações foram divulgadas pela Defesa Civil de Santa Catarina
A Defesa Civil informa que a ocorrência dos temporais ocorre devido à circulação dos ventos em diferentes níveis da atmosfera - Foto: Divulgação Santa Catarina deve enfrentar condições mais bruscas de tempo entre a tarde e a noite deste sábado, 22 de novembro. A Defesa Civil estadual emitiu, na manhã desta sexta-feira, 21 de novembro, um alerta de risco moderado para a ocorrência de temporais, com riscos de raios, rajadas de vento e queda de granizo.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
As principais regiões afetadas são todo o Vale do Itajaí, Joinville e cidades próximas, parte da Grande Florianópolis além de praticamente toda a Serra Catarinense. No Litoral Sul o risco é baixo para ocorrências por impacto das chuvas.
Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um aviso “amarelo”, que significa perigo potencial, para 99 municípios do Estado. Segundo o órgão, ventos de até 60 km/h e chuvas por volta dos 50 milímetros por dia devem atingir SC. O alerta é válido a partir desta sexta-feira, 21 de novembro, até as 10h da manhã de sábado.
Motivos da chuva intensa
A Defesa Civil informa que a ocorrência dos temporais ocorre devido à circulação dos ventos em diferentes níveis da atmosfera. Isso favorece as chances de desenvolvimento de temporais com raios, rajadas de vento, queda de granizo e chuva pontualmente intensa em Santa Catarina.