Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
31 °C
18 °C

Proteção e Defesa Civil de SC emite Alerta Vermelho para o frio intenso no Estado

Risco alto a muito alto para desconforto térmico, hipotermia e formação de geada ampla entre segunda e quarta, 23 a 25

Por Redação, Revista Única
23/06/2025 - 08h32.Atualizada em 23/06/2025 - 08h38
Outro fator que exige atenção é a formação de geada intensa e ampla - Foto: Divulgação

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu Alerta Vermelho para frio intenso em todo o Estado. Após a passagem de uma frente fria, prevista para esta segunda-feira, 23 de junho, uma intensa massa de ar seco e frio, de origem polar, avança sobre o Sul do Brasil

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

O fenômeno provoca uma acentuada queda nas temperaturas e favorecendo a sensação de frio intenso a partir da tarde de segunda e, principalmente, nas madrugadas de terça e quarta-feira, 24 e 25 de junho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As temperaturas mínimas devem atingir valores negativos no Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí, com registros que podem chegar a -5°C nas áreas mais altas. No Litoral e no Médio e Baixo Vale do Itajaí, as mínimas variam entre 4°C e 10°C.

O cenário é de risco alto a muito alto para desconforto térmico, hipotermia, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e até congelamento de pistas nas áreas mais suscetíveis.

Além do frio intenso, existe uma pequena chance de precipitação invernal, como neve e chuva congelada, especialmente entre a noite de segunda e a manhã de terça-feira, em áreas de maior altitude.

Isso ocorre devido à combinação entre a umidade da frente fria e a entrada da intensa massa de ar polar.

Outro fator que exige atenção é a formação de geada intensa e ampla nas madrugadas de terça e quarta-feira, que pode impactar setores como agricultura, transporte e saúde.

O frio também vem acompanhado de vento forte no litoral. A atuação de um ciclone extratropical em alto mar intensifica os ventos de direção Sul entre segunda e terça-feira, provocando agitação marítima, com ondas de 2,5 a 3 metros e picos que podem chegar a 3,5 metros.

O risco é moderado para atividades como pesca, navegação e esportes náuticos. A Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina segue monitorando as condições e alerta que a população adote medidas de proteção, como o cuidado com pessoas em situação de vulnerabilidade, animais e a correta utilização de aquecedores.

Em caso de emergência, acione a Proteção e Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. Receba os alertas da Defesa Civil direto no seu celular. Envie seu CEP por SMS para 40199.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2025 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR