Caso de reversão sexual em São Lourenço do Sul causou repercussão nacional
Em 2017, um caso semelhante foi registrado em Forquilhinha - Foto: Divulgação/Redes Sociais Um caso de reversão sexual em uma galinha causou repercussão nacional. O fenômeno foi registrado no galinheiro que fica aos fundos da casa do comerciante Moisés Andersen Alencastro.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Ele é dono da ave de estimação e mora na cidade de São Lourenço do Sul (RS). O caso foi divulgado em meados deste mês e continua a repercurtir país afora.
A ave de estimação chamada Liebling, de 10 anos, passou por uma rara transformação - fenômeno que afeta 1 em cada 10 mil aves.
Ao longo de meses, a galinha, que era fêmea e botava ovos, começou a desenvolver características de galo, como penas alongadas, crista e esporão, e parou de pôr ovos.
Essa transformação ocorre quando o ovário esquerdo da galinha, o único funcional, sofre alguma alteração. Isso pode levar o ovário direito, que normalmente é atrofiado, a se desenvolver parcialmente, formando uma estrutura que produz hormônios masculinos, como a testosterona.
Apesar das mudanças físicas e comportamentais, a ave permanece geneticamente fêmea. Casos como o de Liebling, embora raros, já foram observados em outras partes do mundo.
Em 2017, um caso semelhante foi registrado na cidade catarinense de Forquilhinha.
A família de Liebling, que percebeu as mudanças no último ano, buscou a explicação com especialistas. O professor Eduardo Antunes, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), confirmou que se trata de um processo hormonal que se inicia no ovário da ave.