***
As microempresas e empresas de pequeno porte representam mais de 95% dos estabelecimentos formalizados em Santa Catarina, sendo responsáveis por 35% do PIB estadual.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
Esses são os dados do Sebrae, divulgados em 2022, e que estão auxiliando no fomento e criação de políticas públicas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos).
“Em Santa Catarina, as MPEs estão em todos os municípios do estado e são responsáveis por uma parcela significativa do desenvolvimento econômico e social das regiões. Precisamos e vamos continuar e criar políticas públicas para o desenvolvimento do setor”, enfatiza o governador Jorginho Mello.
O secretário da Sicos, Silvio Dreveck, explica que está montando a equipe que vai atuar à frente da Diretoria de Micro e Pequena Empresa para continuar fomentando políticas públicas.
“A valorização e o fortalecimento das MPEs são essenciais para a promoção do desenvolvimento econômico e social do país e do estado. Vamos continuar trabalhando para colocar SC como referência no desenvolvimento desses tipos de empresas”, enfatiza.
Para o diretor de Micro e Pequena Empresa da Sicos, Fabiano Ceretta, as micro e pequenas empresas ainda enfrentam diversos desafios, como o tímido acesso ao crédito, a falta de capacitação gerencial em larga escala, o baixo acesso à inovação, o excesso de burocracia e a ainda densa carga tributária.
“Por isso, é fundamental que, junto com as entidades de apoio às MPEs, continuemos trabalhando para criar um ambiente favorável ao empreendedorismo e a longevidade das MPEs, com intuito de oferecer um significativo suporte técnico e financeiro aos pequenos negócios”, destaca.
Visitas, apoios e parcerias
Desde da nomeação, o secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), Silvio Dreveck, está recebendo visitas de prefeituras, entidades e empresários para apresentar futuros programas e projetos de incentivo às micro e pequenas empresas que serão coordenados pela pasta.
Além disso, a equipe da Sicos está buscando parcerias e apoios de entidades estaduais. No início de março, a secretaria recebeu o diretor superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Santa Catarina, Carlos Henrique Ramos Fonseca, e o diretor técnico da entidade, Luciano Pinheiro.
Na reunião, Dreveck e o Sebrae reforçaram a parceria para fomentar o desenvolvimento econômico no estado. O governo possui diferentes apoios com o Sebrae, como realização de eventos, programas e projetos voltados às micro e pequenas empresas.
Segundo Carlos Henrique Ramos Fonseca, o foco é ampliar a parceria com o Governo. “Nós temos várias parcerias para o desenvolvimento econômico do estado, levando diagnóstico para o desenvolvimento dos territórios por meio de planejamento, redução de desigualdades e fomento à educação empreendedora. Precisamos levar empreendedorismo e inovação a todos estados de Santa Catarina, enfatiza.
Sobre o Dia Estadual das Micro e Pequenas Empresas
O dia 29 de março foi instituído como a data que se comemora as Micro e Pequenas Empresas. A Lei 13.243 de 2004 prevê a programação e realização de eventos como a conscientização e divulgação da data.