Massa de ar quente segue provocando aumento da temperatura no estado nesta próxima sexta, 06
O órgão estadual indica desconforto térmico devido a elevada sensação de calor e abafamento - Foto: Divulgação A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta laranja de “atenção” para calor intenso em áreas das regiões Oeste, Norte e Vale do Itajaí, na próxima sexta-feira, 06 de fevereiro. As temperaturas devem superar os 35°C já nesta quinta-feira, 05 de fevereiro, devido a uma massa de ar quente no Estado.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Entre o Litoral e áreas próximas, a atuação da circulação marítima tende a aumentar a nebulosidade e conter a elevação das temperaturas, mantendo os termômetros próximos dos 30°C. Ainda assim, na sexta-feira, as máximas podem se aproximar dos 35°C.
Nas áreas do Vale do Itajaí e Planalto Norte há possibilidade de picos próximos dos 40°C no Oeste e dos 38°C amanhã. O órgão estadual indica risco de desconforto térmico, desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias, especialmente em crianças, idosos e enfermos.
Por que a Defesa Civil não usa o termo onda de calor
A Defesa Civil de Santa Catarina não classifica o cenário como onda de calor e adota o termo calor intenso. Segundo o órgão estadual, não há previsão de calor acima da média por cinco dias consecutivos.
Já o Inmet considera parâmetros climatológicos nacionais e indica temperaturas entre 5°C e 7°C acima da média histórica na região Sul, entre os dias 3 e 7 de fevereiro. O órgão destaca o Oeste de Santa Catarina, o Centro e Oeste do Rio Grande do Sul e o Sudoeste do Paraná como as áreas mais afetadas.