Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
22 °C
19 °C

Ciclone extratropical traz risco de temporais e ventos acima de 90 km/h

Sexta-feira será marcada por chuva intensa e possibilidade de temporais

Por Redação, Revista Única
11/09/2026 - 08h44
frente fria se afasta no sábado e temperaturas caem no fim de semana - Foto: Divulgação

O Litoral Sul de Santa Catarina terá um fim de semana marcado por mudanças bruscas nas condições do tempo. Nesta sexta-feira, 11 de setembro, a formação de um ciclone extratropical no litoral entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul reforça a instabilidade e aumenta o risco de chuva intensa e temporais na região.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

A atuação do sistema de baixa pressão, associada ao avanço de uma frente fria, pode provocar temporais com raios, granizo e fortes rajadas de vento, que podem superar 90 km/h. O período mais favorável para as ocorrências é entre a manhã e a tarde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Litoral Sul, o cenário exige atenção principalmente para destelhamentos, quedas de árvores e galhos e danos na rede elétrica, além da possibilidade de alagamentos e enxurradas em pontos mais vulneráveis. O risco meteorológico é considerado alto a muito alto para ocorrências relacionadas aos temporais.

No sábado, 12 de setembro, a frente fria se afasta de Santa Catarina e as condições começam a melhorar. O Litoral Sul terá períodos de sol entre muitas nuvens e possibilidade de chuva fraca e isolada.

Com a entrada do ar mais frio após a passagem da frente fria, as temperaturas entram em queda. No Litoral, as máximas devem ficar entre 17°C e 22°C, enquanto os menores valores serão registrados no fim do dia.

Os ventos do quadrante sul ganham força ao longo da costa, com rajadas entre 40 e 60 km/h. O mar também fica mais agitado, com ondas de sudeste a sul entre 1,5 e 2,5 metros. Não há previsão de risco significativo para ocorrências meteorológicas no sábado.

No domingo, 13 de setembro, o tempo permanece mais fechado, com muitas nuvens e possibilidade de chuva fraca em diferentes pontos de Santa Catarina. No Litoral Sul, a chance de chuva é menor em comparação com as áreas próximas à divisa com o Paraná.

As temperaturas permanecem baixas, especialmente durante a manhã. No Litoral, os termômetros devem variar entre 10°C e 15°C ao amanhecer e chegar a 17°C a 21°C à tarde.

A previsão indica baixo risco de ocorrências relacionadas ao tempo, com possibilidade de alagamentos pontuais concentrada principalmente no Litoral Norte e Planalto Norte. No Litoral Sul, não há previsão de risco significativo.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2026 Copyright Revista Única

Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR