Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
25 °C
12 °C

Benefícios da Cannabis e liberação do cultivo são debatidos em evento pioneiro em SC

***

Por Redação
03/03/2023 - 07h48
Foto: Fernanda Mueller

Os benefícios da cannabis medicinal para o tratamento de doenças e as possibilidades de uso pela indústria já foram provados mundo afora, mas o debate no país ainda encontra barreiras por conta do preconceito.

:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui

Com objetivo de abrir a conversa sobre o tema com a seriedade necessária, desde ontem e sexta-feira, 02 e 03 de março, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em SC promove um evento pioneiro sobre a regulamentação do cultivo e oportunidades do mercado.

Um dos benefícios da cannabis mais divulgado tem sido o tratamento de crianças autistas. Há ainda bons resultados no combate a doenças mentais, como depressão e ansiedade, que foram destacadas pelo médico psiquiatra Wilson Lessa, palestrante do evento.

Outras inúmeras possibilidades da planta incluem usos na odontologia, veterinária, agricultura e até na indústria têxtil.

Nos últimos anos, associações e universidades já conseguiram a liberação do plantio na justiça, como foi o caso da UFSC e da Santa Cannabis em Florianópolis.

No entanto, o processo é burocrático e a legislação causa muitas dúvidas, como explica o presidente da comissão de inovação da OAB SC e organizador do evento, Guilherme Reis.

“O mercado de cannabis é exponencialmente crescente, mas é difícil achar e há muita burocracia. Quanto mais conversamos sobre o tema, de uma maneira não politizada, conseguimos enxergar os lados positivo”, destaca o organizador.

Em sua palestra, o advogado Emílio Figueiredo, da OAB/RJ, destacou o histórico de decisões judiciais favoráveis sobre cultivo da planta e importação de produtos à base de Cannabis.

Ele também explicou o passo a passo do processo de Habeas Corpus para conseguir o direito de cultivar a planta para fins medicinais.

Dados sobre a Cannabis

Santa Catarina possui cerca de sete mil pacientes em tratamento com Cannabis medicinal, dos 187 mil registrados no Brasil. Segundo o Anuário Brasileiros da Cannabis, o uso de Cannabis medicinal regulamentada já movimentou 26,1 bilhões no Brasil, arrecadando oito bilhões de impostos e criando 328 mil empregos.

Fonte: NSC Total/DC/Fernanda Müeller

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2024 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR