A intensificação de uma área de baixa pressão ocorre nesta sexta, 07
Confira a previsão do tempo e acompanhe novos alertas da Defesa Civil - Foto: Divulgação Na sexta-feira, 07 de novembro, a intensificação de uma área de baixa pressão em diferentes níveis da atmosfera dará origem a uma frente fria e a um Ciclone Extratropical, alterando as condições de tempo e favorecendo a ocorrência de temporais com raios, vendavais, chuva intensa e granizo.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O risco é de alto a muito alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas.
As instabilidades atuam principalmente nas áreas de divisa com o RS pela manhã, mas passam a se intensificar entre a tarde e à noite quando o risco para temporais aumenta em todas as regiões, especialmente entre o Grande Oeste e o norte do estado.
Os ventos de nordeste se intensificam no Litoral Sul no final do dia com rajadas próximas dos 80 km/h na costa, deixando o mar agitado com ondas entre 1,5 m e 2,5 m e picos de até 3 m no Sul, oferecendo risco moderado a alto para ocorrências associadas.
No sábado, 08 de novembro, o Ciclone Extratropical já formado próximo da costa de SC se afasta gradativamente ao longo do dia para o alto mar.
A sua influência manterá o dia com maior nebulosidade e condições para pancadas de chuva, especialmente entre o Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grd. Florianópolis.
No Litoral Sul, a chuva ainda pode ser pontualmente intensa, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas. Os ventos associados ao sistema devem apresentar forte intensidade entre o Meio-Oeste e o Litoral com rajadas entre 70 e 90 km/h, especialmente nas áreas costeiras e serranas onde podem ficar próximas dos 100 km/h, oferecendo risco alto a muito alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores nessas regiões.
Essa condição também favorece ressaca, agitação marítima e mar muito agitado/grosso com ondas entre 3m e 4m de altura com picos maiores em alto mar, oferecendo risco alto a muito alto para ocorrências associadas à agitação marítima.
No domingo, 09 de novembro, com o deslocamento do Ciclone Extratropical para alto mar e o ingresso de uma área de alta pressão, o tempo estável volta a predominar em grande parte do estado catarinense.
Os ventos predominantes de leste/sudeste ainda trazem possibilidade de chuvas isoladas e de fraca intensidade ao longo do Litoral e regiões próximas, mas sem oferecer risco para ocorrências associadas.
Além disso, espera-se uma queda nas temperaturas, que devem variar ao longo do dia entre 15°C e 20°C no Litoral, 5°C e 18°C no Planalto Sul e de 8°C a 20°C no Grande Oeste.
A agitação marítima perde força gradativamente ao longo do dia, mas ainda são esperadas ondas com alturas entre 2 m e 2,5 m e picos de até 3 m no litoral da Grande Florianópolis no início do dia. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas à agitação marítima.