Instabilidade deve aumentar ao longo do dia, com previsão de chuva forte, trovoadas e possibilidade de tempo severo
A orientação é para que a população fique atenta às atualizações da previsão - Foto: Divulgação Santa Catarina terá uma quarta-feira, 12 de agosto de tempo instável, com previsão de chuva e trovoadas em diferentes regiões. A condição é provocada pela atuação de um cavado associado a um sistema de baixa pressão no Norte do Paraguai, que intensifica as instabilidades sobre o Sul do Brasil.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os maiores impactos devem ocorrer no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A formação de tempestades pode provocar períodos de tempo severo, e os volumes acumulados de chuva podem ultrapassar 150 milímetros em algumas áreas até sexta-feira, 14 de agosto.
Durante a manhã, a previsão indica muitas nuvens, com chuva e trovoadas no Centro-Sul catarinense. Nas demais regiões, podem ocorrer pancadas isoladas.
A instabilidade deve ganhar força durante a tarde, enquanto à noite a chuva e as trovoadas permanecem principalmente no Centro-Sul do Estado. No Norte catarinense, a previsão é de chuva isolada.
Alertas para Santa Catarina
O Inmet emitiu alerta laranja de perigo para tempestades no Sul de Santa Catarina e em áreas do Litoral Sul, alcançando a região de Garopaba. A área de alerta também inclui o centro e a Serra do Rio Grande do Sul.
Além disso, um alerta amarelo de perigo potencial abrange as regiões Oeste, Sul e Leste de Santa Catarina. A orientação é para que a população fique atenta às atualizações da previsão e evite áreas de risco durante a ocorrência de temporais.