Felipe Costa, atleta da seleção brasileira, segue imbatível Brasil afora
O maratonista tubaronense Felipe Costa, atleta da seleção brasileira e atual tricampeão da Maratona de Tubarão, conquistou o lugar mais alto do pódio no ‘Mountain Do Selva Amazônica’, no Amapá. Felipe participou do desafio 63K. No sábado, o atleta foi campeão nos 42K e neste domingo levou o título nos 21K, conquistando assim o primeiro lugar no desafio.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Mais de 500 atletas de 20 estados brasileiros participaram do “Mountain Do Selva Amazônica”. No sábado, os atletas competiram em meio ao amanhecer nas trilhas no município de Porto Grande. No primeiro dia do evento, o desafio foi enfrentar elevações, descidas, troncos e igarapés no percurso. Já no domingo, o percurso foi em uma área de manejo sustentável, com bosques e trilhas, na Fazenda Andina, em Macapá.
“Estou voltando com o troféu de campeão e muitas marcas dessa prova, literalmente. Os arranhões nas pernas, por conta das trilhas e mata fechada, vão me fazer lembrar por muito tempo desse momento. Uma prova em que os atletas se ajudaram no percurso, sem deixar a competição de lado. Tudo valeu a pena, trouxemos o nome da nossa cidade para brilhar na selva amazônica”, declarou Felipe.
O turismo ecológico e o movimento da economia local são os principais benefícios da competição, sediada pela primeira vez na região amazônica do Brasil. A programação contou com as modalidades corrida, meia maratona, maratona e ultramaratona, divididas em quatro etapas.
Para a segurança dos atletas, o Governo do Estado disponibilizou uma equipe de 10 soldados do Corpo de Bombeiros do Amapá para auxiliar no atendimento à saúde, além do envio de um helicóptero do Grupo Tático Aéreo para sobrevoar as trilhas. Após os dois dias intensos, os competidores comemoraram no fim da tarde de domingo, no Trapiche Santa Inês com premiação e um show. Todos os participantes receberam troféus e os campeões dos 63 km e 42 km foram coroados Rei e Rainha da Selva.
Kiko dos Santos, fundador da empresa catarinense de corrida Mountain Do, celebrou a competição e anunciou que pretende realizar uma segunda edição no Amapá no ano que vem. “É uma das corridas mais difíceis do mundo. A ideia é, em parceria com o Governo do Amapá, fazer essa edição todos os anos. Então, eu quero agradecer a todos que participaram da Mountain Do deste ano e reforçar que com certeza vem muito mais por aí”, ponderou o atleta.